Beneficiadora goiana inaugurou uma unidade hospitalar e planeja entrar no mercado doméstico com a inauguração de showroom no segundo semestre
A Lavanderia John Cler, de Goiânia (GO), entrou em 2018 com muitos planos e novos negócios. Depois de investir mais de R$ 1 milhão no ano passado na compra de máquinas de marcação a laser e ozônio e na automação das lavadoras, o foco neste ano será na qualidade do processamento e maior produtividade, e menos em volume, aponta Julia Stolfo, laundry designer da equipe de criação da John Cler.
Para ampliar atuação e diversificar fontes de receita, neste início de ano a John Cler inaugurou uma lavanderia hospitalar, ao lado da planta em operação. Com investimentos de R$ 5 milhões, a nova unidade está pronta, em fase de captação de clientes, e tem capacidade de processamento de até 10 toneladas diárias de roupa. Conta com serviços como locação de enxoval hospitalar, treinamento de equipes e gestão de rouparia. Equipada com duas lavadoras extratoras, aguarda a chegada de mais três secadoras, uma calandra com dobradeira e empilhadeira e uma seladora semiautomática com túnel de encolhimento.
No processamento têxtil, tem uma parceria com a Ecolab para fornecimento dos produtos químicos registrados na Anvisa voltados à desinfecção das roupas processadas. A unidade conta ainda com um gerador de energia elétrica que permite trabalhar dentro da tarifa verde. Está em andamento a construção de uma estação de tratamento de efluentes que permitirá o reaproveitamento de até 90% da água utilizada de ambas as lavanderias, informa a empresa.
Outra novidade é a abertura de uma lavanderia para atender o mercado doméstico. Planejada para o segundo semestre, a unidade está sendo montada em Goiânia e servirá como showroom da nova atividade. “Nosso diferencial será a entrega mais rápida da peça ao consumidor comparado aos concorrentes e preços que façam valer a pena lavar fora de casa”, diz Julia.
INVESTIMENTOS
Em 2017, a John Cler adquiriu três máquinas de marcação a laser e uma de ozônio, além de automatizar dez lavadoras. Com isso e por meio de gráficos, é possível acompanhar o processamento da peça em todos os detalhes, como quantidade de água empregada, temperatura e volume de produtos químicos, evitando falhas. De acordo com Júlia, o laser permite automatizar muitas etapas, mas a empresa faz questão de manter o processo manual para puídos, lixados e resinados, de maneira a atender detalhes de personalização requeridos pelos clientes.
A lavanderia de jeans conta com 50 clientes e processa em torno de 150 mil peças por mês. Segundo Julia, a empresa não busca ampliar o volume ou o número de clientes, que hoje são parceiros, mas aumentar a produtividade e a qualidade do produto a partir dos investimentos realizados no ano passado.
SEGUNDA EDIÇÃO DA CASA DENIM
Na noite da próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, a John Cler promove a segunda edição do Casa Denim, evento desenhado com o objetivo de aproximar confeccionistas, estilistas e parceiros da região. Promovido pela primeira vez no ano passado, desta vez o Casa Denim será montado na sede da lavanderia, em Goiânia, e vai contar com palestras além das mostras artesanais e workshops. “A Casa Denim nos permite uma aproximação maior com o cliente que conhece melhor as etapas do trabalho”, explica Julia.
A lavanderia, muitas vezes é um revelador de problemas, porque é ali onde aparecem as falhas de processos anteriores na tecelagem e na facção. Esse conhecimento permite, por exemplo, que os confeccionistas entendam que alguns danos na peça vêm de fases anteriores, e o evento ajuda a conectar os diferentes atores desse processo, diz Julia. O evento estimula a troca de experiências entre clientes, parceiros, estilistas, fornecedores, profissionais têxteis e acadêmicos.
Nesta segunda edição, a Casa Denim tem o patrocínio da Fábrika de Etiquetas, da Hi-Tech e da Santista Têxtil. Conta também com a parceria com os alunos de Moda da UFG (Universidade Federal de Goiás) que vão expor criações inspiradas na cultura japonesa, um dos temas do evento em 2018. As atividades se dividem em showroom, desfiles, exposições, workshops sobre tingimento natural e bordado laser, além de palestras. Uma das exposições contará com fotos da própria lavanderia de uma perspectiva criativa e não meramente funcional.