A multimarcas, que era uma franquia de roupas, tem hoje três lojas na região de Macapá
A Loja Vibe, há dois anos no varejo de moda, investe aproximadamente R$ 200 mil em compras por coleção. A loja vende as marcas de jeans Coca-Cola Clothing e Cavalera para mulheres e Iódice, para homens. São marcas para as quais detém exclusividade na região de Macapá (AP).
Segundo o proprietário da Vibe, Darlan Mota Nogueiro, há cinco anos, sua loja funcionava como franquia de uma marca de roupas que ele prefere não dizer qual. “Essa franquia acabou não dando certo, mas decidi continuar trabalhando com o varejo e aproveitei a minha experiência no mercado para abrir uma multimarcas, em 2006. Hoje tenho três lojas multimarcas em Macapá, duas com o nome Vibe”, afirma Nogueiro. Ele tem, ainda, outras três lojas no sistema de franquia – duas em Macapá e outra, em Santarém, também no Amapá.
“Acredito que fiquei muito focado nas lojas de shopping Center. Por isso, em 2009, quero abrir uma loja conceito na rua”, conta o empresário. Nogueiro abastece as lojas multimarcas por meio de representantes, além de viajar para São Paulo (SP), São Luís (MA) e Belém (PA) quatro vezes por coleção.
De acordo com ele, é preciso ter foco em relação ao varejo para conseguir manter a empresa competitiva ao longo do tempo. “A equipe é capaz de elevar ou diminuir as vendas. É o fator principal para o sucesso da loja”, avalia Nogueiro, que acredita no treinamento de pessoal.
Para divulgar suas lojas, o empresário investe em outdoor, coquetéis ou outros eventos de lançamento. O jeans representa aproximadamente 30% das vendas da Vibe. Para os clientes, a loja divide o pagamento em três a cinco vezes no cheque ou no cartão de crédito. “Facilito o pagamento para os meus clientes, assim como os fornecedores facilitam para mim. Faço as compras em showroom e com representantes e parcelo em três ou quatro vezes”, explica Nogueiro.
fotos: divulgação