Criada há um ano, a marca feminina conta que tem duas lojas, a terceira será aberta esta semana em Santos, litoral de São Paulo, e antecipa as escolhas para o inverno 2010
Com o objetivo de ganhar mercado e fortalecer a imagem, a Mamô Brasil investe na operação de varejo. Há cerca de três meses, a empresa abriu suas primeiras lojas dedicadas ao consumidor final: uma localizada no bairro da Móoca, em São Paulo, considerada modelo da rede, e um outlet no litoral paulista, em Santos. Esta semana, a marca inaugura outra unidade em Santos, na praia do Gonzaga. A partir de 2010, o plano da FEP Confecções, empresa gestora da Mamô, é abrir cinco novas lojas próprias de varejo por ano.
A marca feminina Mamô foi criada no ano passado, fazendo vendas no atacado. Para isso, inaugurou lojas de pronta entrega na capital paulista, nos bairros do Brás e do Bom Retiro; em Fortaleza (CE); e em Maringá (PR). “Os planos traçados para três anos se concluíram em apenas um e já contamos com pontos de pronta entrega nos principais centros atacadistas. Com isso, decidimos antecipar a abertura de lojas de varejo, que devem dar mais popularidade à marca e impulsionar aumento de produção e vendas”, explica Francisco Paiva, proprietário da Mamô Brasil.
De acordo com ele, a operação das novas lojas deverá refletir em aumento de pelo menos 20% na produção em 2010, volume que representa cerca de 12 mil peças por mês. Para ajudar na divulgação da marca, a empresa reserva cerca de 2% do faturamento para investimentos em publicidade. “A verba varia; na campanha atual, por exemplo, focamos a divulgação em revistas de moda”, conta Paiva. Criada em abril de 2008, a marca é direcionada ao público feminino das classes A e B, com idade entre 15 e 35 anos.
Com a criação da Mamô, a FEP Confecções deixou para trás as antigas marcas. O desenvolvimento das coleções é interno e a produção de jeans e tricô, assim como a parte de beneficiamentos, é terceirizada. A FEP produz internamente a parte de malha. Hoje, a marca própria é responsável por 90% da produção da empresa. Os 10% restantes correspondem a trabalhos de private label (PL).
O denim representa 30% do volume produzido. “Os investimentos e aumentos de produção são feitos em função do que o público gosta. Portanto, se o consumidor pedir mais jeans, aumentaremos a participação do jeans”, observa Paiva.
Para o verão 2010, a Mamô desenvolveu cerca de 400 modelos diferentes, que devem chegar às lojas em lançamentos bimestrais. Buscando oferecer mais variedade, a marca restringe a quantidade a ser produzida por modelo, mas investe no desenvolvimento de modelos diferentes. Usando tecidos de 7oz a 9oz, a marca mostra o denim na coleção por meio de vestidos, coletes e calças skinny, saruel, carrot, boyfriend e bootcut. As bases são claras na estação e ganham lavagens descarregadas e efeitos tie-dye.
Inverno 2010
Para a temporada fria do próximo ano, a Mamô optou por lavagens intermediárias, com o jeans amaciado e recebendo efeitos de bigode 3D, lixados e amassados. Os vestidos são de mangas curtas, e as calças carrot não perdem espaço, assim como os modelos saruel. “As mulheres querem usar peças modernas sem perder o ar de sofisticação ou parecer desleixadas. O gancho da saruel sobe por isso, deixando a peça mais moderna e feminina”, explica Márcia Fernog, estilista de jeans e bottoms da Mamô Brasil.
Segundo ela, a grande aposta do inverno fica por conta das leggings em denim, que são “uma versão ultra-justa da skinny, para ser usada como legging”. Até o momento, segundo a estilista, o modelo será produzido com tecido de 9oz e com 2% de elastano na composição.
fotos: divulgação