Lavanderia cearense também adquiriu máquina de cerzir e substituiu estufas de secagem alcançando economia de 60% com a energia elétrica consumida.
Para ganhar escala e aumentar a segurança no processamento das peças, a MaqLav, lavanderia do Ceará, instalou uma prensa BigMaq (foto abaixo) que substitui sete antigas centrífugas, com capacidade de processar toda a produção mensal que é de 200 mil peças. “Mantivemos apenas uma centrífuga automatizada que pode processar 200 quilos apenas como backup no caso de manutenção do novo equipamento”, afirma o proprietário da MaqLav, Lula Moraes.
Um dos ganhos da renovação do parque, que inclui outros equipamentos a gás, é a economia nos gastos com energia elétrica que devem cair em torno de 60%, estima o executivo. “A nova prensa usa menos eletricidade pois a pressão para secar é feita com uma borracha que retira a umidade da roupa de forma mais completa que a centrífuga”, aponta.
A Maq Lav também implantou um novo equipamento de bigode 3D totalizando dois, e duas polimerizadeiras a gás que substituem as estufas na linha de produção. Outra aquisição foi de uma máquina para cerzido e bordado no jeans com capacidade para 2 mil peças por dia. “Nos antecipamos à demanda de serviços com maior valor agregado, uma tendência para os próximos anos”, avalia Moraes.
De acordo com o executivo, nos últimos três anos foram investidos R$ 5 milhões em novos equipamentos. A Maq Lav, localizada em Fortaleza, no Ceará, ocupa 5 mil metros quadrados de área e tem 70 clientes. “Neste ano mantivemos o volume de processamento similar a 2015 e focamos em clientes que além do preço exigem qualidade e maior valor agregado nas peças”, afirma Moraes.