Fabricante de moda para gestantes de Cianorte (PR) inovou ao desenvolver a coleção de inverno com tecido que incorpora nanopartículas de citronela.
O pânico entre as mulheres grávidas devido ao surto de zika vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti com risco de o bebê nascer com microcefalia, sensibilizou João Ricardo Esteves, proprietário e diretor geral da Megadose, tradicional fabricante de roupas para gestantes do Paraná. Esteves conta que, há mais ou menos 50 dias, teve um “insight” movido pela ideia de atender as gestantes do país que temem sair de casa para não serem infectadas. “A resposta natural ao nosso público foi a criação de peças com proteção contra o mosquito”, afirma o empresário. Com esse projeto inicial, a diretoria, composta por seis pessoas, trabalhou incansavelmente para desenvolver uma linha de inverno, a MGDCares, com o novo conceito. “Não tivemos feriados e nem Carnaval, foi um trabalho incessante até o lançamento da linha, em março, em nossa loja conceito, na capital paulista”, conta Esteves.
As peças foram criadas pela equipe da Megadose a partir de conceitos de nanotecnologia, com microcápsulas de citronela inseridas na fibra do tecido. “A linha básica da coleção é em malha e já prevemos novos desdobramentos do projeto para tecido plano e denim até o final do ano”, explica Esteves. Para desenvolver o produto, a Megadose trabalhou com diversos fornecedores, entre eles a Nanovetores, de Florianópolis (SC), que produz as microcápsulas, além de diversos fabricantes de tecidos e uma lavanderia industrial. O trabalho com a lavanderia envolveu testes para avaliar a temperatura ideal e densidade do tecido para lavagem, além do manuseio da peça e a melhor maneira de integrar a microcápsula na fibra. Ao sair da fábrica a peça tem o perfume da citronela, perdendo 80% dessa essência depois da primeira lavagem. A roupa, no entanto, só perde a repelência ao mosquito depois de 20 a 30 lavagens, comprovada por laudos de laboratórios certificados, ressalta Esteves.
A coleção MGDCares tem 25 peças em malha, incluindo legging, camisetas, blusas e vestidos, que representam 15% do mix de produtos de inverno da marca. Os preços vão de R$ 89 a R$ 249 e o lançamento oficial da linha foi no dia 10 de março em São Paulo, com campanha estrelada pela atriz Débora Secco, marcando também os 20 anos da Megadose. De acordo com Esteves, a inovação faz parte do DNA da empresa. “Nossa obrigação é ser fiel ao público gestante e isso vai muito além da oferta de roupas confortáveis, alcançando também o bem-estar e segurança da mulher”, completa.
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