Polo de moda goiano tem expectativa de vender em torno de R$1,5 milhão por mês para compradores do país vizinho

Com a expectativa de atrair uma nova rota comercial para Goiânia, a Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44) recebeu uma comitiva de 19 lojistas bolivianos para conhecer o polo de moda de Goiás. Foi a primeira visita oficial depois de dois meses de tratativas com empresários do país vizinho, explica Sérgio Naves, presidente da AER44.
Ele conta que os bolivianos já fazem compras pontuais na região. Mas a ideia é estabelecer uma rota regular. Pelo encontro da semana passada, a previsão é a Região da 44 receber três caravanas de lojistas bolivianos por semana, com cerca de 60 pessoas por ônibus. Conforme Naves, a projeção de faturamento é de alcançar R$1,44 milhão por mês.
A favor do polo goiano, comenta o presidente da AER44, contam questões de segurança e preços competitivos. Naves ressalta que muitos bolivianos realizam compras no Brás. Em relação a São Paulo, o jeans goiano, um dos principais artigos procurados pelos bolivianos, seria 30% mais barato, afirma o dirigente.
De acordo com Naves, segurança representa um diferencial mencionado pelos bolivianos. Como muitos viajam com dinheiro em espécie para pagar as compras, temem assalto aos ônibus antes mesmo de chegar a São Paulo, o que já teria ocorrido, afirma. Conforme o dirigente, em Goiânia, desembarcarão no terminal rodoviário da cidade que fica na região da rua 44 ao lado de um dos shopping atacadistas.
DEMANDA BOLIVIANA
Além do preço melhor, os bolivianos gostaram de comprar diretamente do produtor. A principal demanda é por jeans feito de tecido bem fechado para uso no ano inteiro. Já a modinha goiana atende os meses de calor de dezembro a abril na Bolívia, explica Naves. Os bolivianos visitaram marcas locais de jeans como Miller e Extra Vip.
Também interessou aos bolivianos a moda fitness, o tricô e a moda masculina country de Goiânia, acrescenta Naves. Só em tricô, o polo contaria com 500 fabricantes. Devido à novela Coração Acelerado, da Globo, a região ganhou projeção, sobretudo a feirinha hippie, onde trabalham duas personagens.
CASA DO EMPREENDEDOR
A AER44 inaugurou na semana passada a Casa do Empreendedor, espaço onde pretende oferecer suporte aos empresários da região. Terá atendimento do Sebrae-GO, serviço para concessão de linhas de crédito, cursos de capacitação e orientação técnica, voltados a micro e pequenos empreendedores.
Conforme dados da AER44, atualmente, a Região da 44 reúne 13 mil lojas e 2,5 mil feirantes.
foto: divulgação



