Nanotecnologia em 11% das grandes empresas do Brasil

É o que revela a Sondagem de Inovação Tecnológica, pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Pesquisa trimestral promovida pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) revela que 11% das grandes empresas instaladas no Brasil desenvolvem algum projeto envolvendo uso de nanotecnologia e apenas 5% utilizam de fato nanotecnologia em algum produto ou processo industrial. Entre os poucos setores de aplicação detectados, têxtil e de vestuário apontam o uso em tecidos criados para inibir a proliferação de bactérias que possam causar alergias, informa a segunda edição da Sondagem de Inovação Tecnológica.



O estudo é realizado a cada três meses, aplicado ao universo formado por empresas com mais de 500 funcionários, a fim de acompanhar o nível de evolução técnica em produto ou processo da indústria local. A edição mais recente incluiu pergunta sobre o desenvolvimento de projetos envolvendo nanotecnologia. O estudo abrange 95 empresas têxteis e 55 confecções, entre artigos de vestuário e acessórios.