Antecipação das datas das principais feiras do mercado ainda causa dúvida entre marcas e compradores
A notícia de que o Brasil terá um novo calendário de moda, com a antecipação das datas (leia mais) deixou o mercado apreensivo. A FIT 0/16 e o Ópera, feiras que reúnem marcas infantis para expor suas coleções para os lojistas, inauguraram o novo calendário antecipando em duas semanas o lançamento do verão 2013. A edição de inverno que costumava ser realizada em janeiro foi adiantada em dois meses e, neste ano, será realizada em novembro.
A mudança ainda causa estranhamento em alguns expositores e lojistas. Algumas marcas temem que a antecipação afete o movimento, com queda de público, enquanto outros avaliam que a adequação ao novo calendário será bem tranquila.
Para sentir a temperatura, a equipe do GBLjeans ouviu cerca de 50 empresas, mais marcas que lojistas, durante os dois eventos do segmento infantil e reuniu os principais argumentos levantados pelos profissionais em torno da mudança.
Pontos Negativos
#Movimentação
A grande preocupação dos representantes das marcas é se os lojistas sairão de suas lojas em novembro, período de forte movimentação comercial por causa do Natal, para visitar a feira disposto a comprar. Como, segundo os expositores, a feira de lançamento de outono/inverno tradicionalmente movimenta menos do que a de verão, com a antecipação, eles temem que o número de compradores presentes possa ser menor, especialmente dos lojistas do nordeste.
#Produção e entrega
Até acertar o passo, nesse início em que as equipes de estilo terão menos tempo para a criação, os pedidos para a fábrica chegarão em cima da hora, criando a possibilidade de as confecções não aceitarem os pedidos ou não conseguirem entregar dentro do prazo. Os lojistas temem que esse descompasso acabe em aumento de preço das mercadorias. Também temem desabastecimento, uma vez que geralmente as grandes confecções entram em férias coletivas entre dezembro e janeiro.
#Produção
Equipes de estilo temem falta de matéria-prima para criar a coleção nesse início da mudança. A dificuldade, dizem, será alinhar as tendências, o clima nacional e os produtos que as confecções ainda estão produzindo nesta época para criar a próxima coleção. O tempo para avaliar, conceituar e criar ficou menor. Por isso, as equipes já se preparam para viajar e estudar as próximas tendências ainda em junho.
#Norte e nordeste
As marcas que vendem para o Brasil inteiro ou atendem as regiões norte e nordeste, temem que os clientes dessas regiões desistam de visitar a próxima edição e as compras de inverno que já são pequenas em função do clima mais ameno nesses estados, ficariam ainda menores.
Pontos Positivos
#Tendências Mundiais
Segundo expositores, a antecipação poderá valorizar a moda infantil, e a brasileira, de um modo geral, já que estará em linha com o calendário dos principais desfiles internacionais – Nova York, Londres, Milão e Paris.
#Movimentação
Alguns representantes das marcas que estavam expondo na FIT e no Ópera avaliam que a movimentação das feiras será igual às anteriores, pois, acreditam que os lojistas terão que se adaptar ao novo calendário. Como estão cientes da mudança, não haverá motivos para não comparecerem ao lançamento de outono/inverno.
#Desenvolvimento e produção
Equipes de estilo concordam que o prazo para a criação do próximo inverno será de fato muito curto, porém, acreditam que em 2013 todos já estarão acostumados com as datas.
#Entregas
Deverão ser mais eficientes, pois, agora o tempo possibilita que se houver algo entregue que não esteja de acordo com o pedido, as peças poderão retornar e serem entregues dentro dos prazos estipulados sem prejudicar a venda do lojista.
foto: divulgação Grupo Ópera