Com quase um milhão de peças por ano, a marca do Grupo Raiz Quadrada comemora resultados e com planos ousados de expansão para os próximos cinco anos
Com planos de triplicar o número de multimarcas e o volume de produção nos próximos cinco anos, a Ogochi comemora o crescimento no mercado. Nos últimos dois anos, a marca masculina do Grupo Raiz Quadrada dobrou o volume de produção, alcançando 920 mil peças anuais, e chegou perto de triplicar sua carteira de clientes, passando de 350 pontos multimarcas no Brasil para cerca de mil unidades no país. Junto com isso, o mix de produtos subiu de 200 para 500 itens por coleção, e a participação do jeans aumentou de 20% para mais de 30% do volume total.
“Decidimos nos concentrar no crescimento da Ogochi e desde o aumento do mix de produtos já pudemos ver resultados. As coleções da marca foram divididas em quatro linhas, direcionadas a homens de estilos diferentes, e acabamos conquistando novos clientes e aumentando a produção para atender a demanda”, conta Aureane Mignon, proprietária da Raiz Quadrada.
Segundo ela, para dar conta do aumento de produção, a empresa abriu mais duas unidades de costura em 2010, localizadas nas cidades catarinenses de Chapecó e São Carlos. “Estamos estruturando melhor toda a gestão da empresa e alinhando os processos feitos internamente. Há uma grande falta de mão-de-obra qualificada na região, e temos que treinar funcionários e ficar atentos aos pedidos do mercado para que a marca siga crescendo”, explica a executiva.
Atualmente, até 65% da produção da Ogochi é feita internamente, sendo os 35% restantes, que incluem a confecção da linha de acessórios da marca e o beneficiamento das peças em jeans, terceirizados. Atendendo a 23 estados do país, com maior concentração em Minas Gerais, São Paulo e na região sul, a Ogochi conta com 23 representantes comerciais, além de três supervisores.
Para facilitar a escolha do cliente entre as peças da marca, a Ogochi dividiu suas coleções em quatro linhas principais: Basic, Casual, Cult e Concept. Com preços mais baixos e peças sem muitos detalhes, a linha Basic aposta em itens de pouca informação; na Casual, modelos mais elaborados para uso no dia-a-dia; acabamentos especiais, matéria prima diferenciada e modelagens de alfaiataria marcam a linha Cult; e a Ogochi Concept destaca o denim como peça chave.
fotos: divulgação