Ometz Royal Denim estreia no varejo

A primeira unidade é própria e tem previsão para ser inaugurada em meados do próximo mês, no Tatuapé, bairro da capital paulista

Junto com a coleção de verão 2012, lançada na última semana de junho, a Ometz Royal Denim anunciou dois importantes projetos que vão alterar os canais de venda da marca de moda masculina. Para o atacado, a empresa lançará até o final de julho o que chama de e-showroom, um portal na internet pelo qual os lojistas poderão fazer suas compras. Também prepara a entrada da marca diretamente no varejo, começando por uma loja própria a ser aberta em meados de agosto.



O primeiro ponto do varejo monomarca é uma loja de 30 metros quadrados, localizada em uma rua de comércio forte do Tatuapé, bairro da capital paulista, onde também fica a sede da empresa. “A loja do Tatuapé será piloto dessa experiência no varejo, vai vender toda a coleção da marca, começando pelo verão que incluirá o lançamento de uma fragrância”, conta Rodrigo Tedim, proprietário da marca. Ele acredita que será uma oportunidade estratégica de divulgar o conceito da marca, voltada para homens jovens, que entendem de moda e de perfil cosmopolita.

A expectativa em torno dos resultados da operação de varejo é otimista, a ponto de a marca já planejar para o primeiro trimestre de 2012 a abertura de mais duas lojas em outros bairros de São Paulo, como Jardins e Vila Madalena.

Canal atacadista
Criada em 2006, a Ometz atende atualmente em torno de 200 multimarcas por intermédio de uma equipe com seis representantes: na região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul), Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Cautelosamente, inicia o atendimento no norte do país, por Belém do Pará, conta Luciana Silva, coordenadora de marketing da marca.

A rede atual representa um salto grande ante as 80 revendas atendidas em setembro de 2009. Tedim credita essa expansão sobretudo em função do reposicionamento da marca para o perfil atual a partir do inverno de 2010. O atacado é um canal importante de venda e que deverá crescer, mas de forma bem gradativa a partir de agora, avalia o executivo.

O canal de vendas pela web é uma forma de aprimorar o relacionamento com as lojas que já compram da marca e de captar novos clientes. As mutimarcas com as quais trabalha receberão uma senha para entrar no portal e conhecer toda a coleção, consultar grade tamanho e cores disponíveis. “As fotos terão o máximo de detalhes, para ajudar a avaliação dos clientes”, explica Luciana. Os que não são clientes, deverão fazer o cadastro e aguardar resposta, que levará em média dois dias.

Esse é o tempo de que a marca precisará para verificar se a cidade onde a loja candidata está localizada já não conta com uma multimarcas, para evitar sobreposição de vendas, diz a coordenadora. Para evitar conflito de interesses com os representantes, nas vendas efetuadas para lojistas que já são clientes a comissão será dividida.

Verão 2012

Na coleção de verão da Ometz Royal Denim ainda predominam as camisetas e pólos, seguidas de camisas, bermudas e calças em tecidos planos, que não o denim ou a sarja. A linha jeans conta com oito a dez modelos, entre calças e bermudas, incluindo um modelo saruel em black denim.

Com a operação no varejo, Tedim espera fortalecer a participação da linha de jeans nas vendas. “Nem todas as nossas multimarcas trabalham com jeans e queremos mudar esse estado”, afirma o empresário. Algumas mudanças no jeans começam a aparecer no verão. As peças quase sóbrias dão lugar a calças com mais trabalho de lavanderia. “Colocamos puídos, mas com a preocupação de parecer natural, sem ser fake ou pesado ou agressivo”, diz Tedim.

A Ometz lança três coleções por ano: duas grandes (inverno e verão) e outra menor para o alto verão, que em 2011 será lançada em setembro.