Com data ainda a ser definida, no período entre final de janeiro e início de fevereiro, o evento incluirá mais segmentos de moda
Realizada entre 09 e 11 de junho, a primeira edição do evento Sul Fashion Week/Denim Prêt-a-Porter cumpriu a proposta, no balanço dos organizadores, que já chamam para a edição de inverno em data a ser escolhida entre final de janeiro e início de fevereiro, no resort Costão do Santinho. Patricia Lima, dona da Catarina Coletivo Criativo e idealizadora do projeto, anunciou que vai ampliar o braço, incluindo o segmento de sportswear, a dividir a área com as marcas de jeans.
Mas, não acredita que o evento ultrapassará um grupo maior que 50 empresas. “Mais que isso, fica difícil manter a concepção original do projeto, de fazer a curadoria das marcas, estimulando o relacionamento delas com os lojistas”, diz Patricia. Nessa primeira vez, 34 marcas apresentaram coleções do verão, das quais 14 na área reservada ao denim. Foram ocupados dois andares do hotel Majestic, no centro de Florianópolis (SC).
A área mínima ocupada por cada marca foi de nove metros quadrados, com investimento inicial estimado em R$ 800,00, por metro quadrado, valor que incluiu a locação do espaço e a infra-estrutura de exposição, montada para funcionar como showroom. “É um conceito diferente porque basta a empresa trazer os produtos e pendurar os produtos nos cabides, sem se preocupar com produção”, afirma Patricia, que usou cenografias diferentes para o denim e para o outro grupo de marcas, seguindo o conceito aplicado em feiras como a Première Vision.
Eram aguardados 300 lojistas de todo o Brasil. As cinzas do vulcão chileno que afetaram a escala de vôos dos aeroportos da América do Sul, com efeito dominó para os estados brasileiros, e a antevéspera do Dia dos Namorados, uma data importante das vendas do varejo, reduziram o público para pouco mais da metade. A maioria das marcas – especialmente as de denim – pretendia fortalecer o relacionamento com multimarcas do sul, que puderam chegar de ônibus ou de carro.
Os compradores foram selecionados a partir de indicações das próprias marcas, com passagem e estadia pagas pela organização. Ao todo, o evento consumiu investimentos da ordem de R$ 450 mil, calcula Patricia. O evento foi um combinado de atividades. As duas principais foram o showroom Sul Fashion Week, que reuniu marcas de moda adulta além de acessórios, e o showroom Denim Prêt-a-Porter de marcas de jeans.
Desfiles, só de cinco marcas do Sul Fashion Week, realizados em pontos diferentes da cidade e sem cenografia, dirigindo a atenção para as roupas, destaca a diretora. Uma marca espanhola, de Barcelona, com interesse no mercado nacional, abriu o evento na noite de quinta-feira. O desfile da marca inglesa Craig Lawrence, que fecharia a programação, foi cancelado: o estilista e equipe não conseguiram chegar por causa dos vôos afetados pelas cinzas do vulcão, informou a organização. Palestras, mesa redonda, entre outras atividades, complementaram a programação.
foto: divulgação do Sul Fashion Week / Denim Prêt-a-Porter