Desde o inverno 2009, as indústrias testam novos formatos para fazer chegar as novidades de acordo com o calendário dos clientes
A cada coleção, as empresas do setor têxtil buscam novas formas de apresentar os lançamentos, com o objetivo de sincronizar as novidades com desenvolvimento das linhas das marcas. Nos últimos anos, eventos de apresentação de coleções combinada a palestras de tendências de moda têm estado entre as ações mais disseminadas das têxteis, complementadas pelo aprimoramento dos books entregues aos clientes, desenvolvimento de peças e amostras como ferramenta de trabalho dos representantes.
A partir do inverno de 2009, muitas começaram a mudar a forma de fazer chegar as informações até os clientes. E o lançamento do verão 2010 deverá reservar surpresas, no sentido de a indústria têxtil adequar ainda mais a divulgação das informações de lançamento ao calendário de desenvolvimento das marcas, que varia bastante. Algumas empresas já pesquisam para as coleções de inverno 2010, enquanto outras mantêm calendários com antecipação de um ano e aquelas que aplicam as tendências na coleção em curso.
:: Capricórnio
Como alternativa para amostras em forma de peças confeccionadas, a Capricórnio decidiu adotar as miniaturas de pernas de calças, como um dos principais materiais de trabalho de seus representantes a partir da coleção do inverno 2009. “Vimos que os representantes tinham que carregar muitas coisas e as peças eram muito pesadas. Com as perninhas ficou tudo mais fácil e eles podem andar com todo o material de lançamento”, explica Patrícia Franco, coordenadora de produção da Capricórnio.
Além disso, uma cartela é desenvolvida a cada coleção com amostras dos tecidos em duas lavagens diferentes. Folders de apresentação da empresa, assim como books e publicações sobre a empresa estão entre os materiais dos representantes. “O book é feito com fotos das tendências do momento, para que o cliente possa olhar e já assimilar aquilo dentro da sua coleção”, explica Patrícia.
As peças que servem de material de divulgação são desenvolvidas e produzidas na própria empresa, no espaço batizado de Estúdio Capricórnio, criado há um ano e meio. Sem apresentações específicas para diferentes grupos, a empresa envia tecidos para que as confecções possam fazer as peças-piloto e realizar testes e experimentos com os produtos.
:: Cedro
Para os lançamentos, a Cedro elabora um workshop que passa pelos principais estados onde estão seus clientes, como São Paulo, Rio de janeiro, Paraná e Pernambuco. Durante o evento, que já é realizado há três coleções, a empresa prepara um showroom, onde podem ser vistas diversas peças confeccionadas com os novos tecidos e em lavagens diferenciadas; uma palestra, que indica as principais tendências da estação; e um desfile, mostrando alternativas do que pode ser feito com os artigos da Cedro e associando-os às tendências.
“Os workshops são objetivos e práticos. Neles são mostrados todos os novos tecidos em diferentes aplicações e lavagens, para que o confeccionista e os profissionais de lavanderia saibam como o tecido pode ser usado. Além disso, temos o book e o website da empresa, que são nossas principais ferramentas, já que os dois contam com a coleção toda, em forma de amostras, de informações e fotos”, explica Cássia Silveira, gerente de marketing de moda da Cedro.
No balanço de resultados do circuito de workshops, a executiva conta que o evento evoluiu para uma apresentação direcionada, destacando para cada tecido a macrotendência associada a ele. “Trata-se de workshop, não tem um caráter fashion e, sim, um caráter de venda consultiva”, esclarece Cássia.
Ela explica que os representantes são informados sobre os novos materiais e produtos algum tempo antes do lançamento. Contam, ainda, com a ajuda do portal do representante, no site da empresa, onde podem se atualizar e fazer consultas. Também são feitas apresentações específicas para clientes. De acordo com a gerente, grandes marcas e magazines saem na frente nas apresentações e, em alguns casos, recebem visitas da equipe de marketing da Cedro, que mostra os lançamentos da empresa em primeira mão.
“Os representantes são munidos de amostras de tecido, peças confeccionadas com os artigos lançados, books e mostruários, além do material informativo impresso e digital e de uma cartela de amostras que traz o tecido em três diferentes tipos de lavagem”, conta Cássia, acrescentando que a empresa está sempre atenta às mudanças e novidades do mercado, para que a composição da coleção esteja de acordo com a demanda. A Cedro conta, ainda, com um showroom permanente na cidade de São Paulo (SP), onde os clientes podem fazer visitas e ver as novas coleções, agora, instalado no Mega Polo, o shopping atacadista do Brás.
:: Paraguaçu
A partir da coleção de verão 2010, a Paraguaçu têxtil pretende incluir eventos nesse processo de lançamento. “Mas o formato ainda não foi fechado. Queremos apresentar nossos produtos e as principais tendências, pesquisadas por nossa equipe, além de realizar um desfile, mostrando peças confeccionadas com os produtos da coleção”, conta Héber Coelho, gerente de vendas da empresa.
Até o inverno de 2009, a Paraguaçu mantinha a equipe de representantes como principal fonte para a divulgação dos lançamentos aos clientes. Para isso, era feita uma convenção para apresentar as principais informações sobre os produtos à equipe. Em seguida, munidos do book, catálogos e amostras de tecidos, os representantes faziam visitas aos clientes de suas regiões de atendimento, apresentando os lançamentos, primeiramente, aos grandes compradores.
Entre as ferramentas de apoio a vendas, a empresa usa o modelo de perninhas – reprodução em escala reduzida de uma perna de calça sobre a qual são aplicados efeitos e lavagens. No caso da Paraguaçu, a empresa aplica dois tipos de lavagem (uma mais agressiva e outra mais suave), para que sirvam de referência, além de fornecer amostras de tecidos com até 1,70 metro, para que possam ser feitos testes de beneficiamento dos tecidos.
:: Santana
Mostradas aos representantes duas semanas antes do lançamento, as coleções da Santana são apresentadas aos clientes, hoje, por meio de arquivos eletrônicos. Depois de realizar eventos de lançamento, que percorriam diversas cidades brasileiras, a Santana criou a versão eletrônica do Café Première para apresentar a coleção de inverno 2009.
No formato do Café Première Expresso, uma memory pen é enviada aos clientes da empresa, contendo as informações dos novos produtos e todas as características referentes a eles. “O cliente recebe os arquivos e, depois disso, uma visita personalizada pode ser feita, reforçando o que foi lançado e dando ajuda no que for preciso, já que, além do representante, sempre que é possível uma consultora de moda acompanha a visita. O bom desse formato de arquivo digital é que, com ele, o cliente pode acessar o conteúdo quando e quantas vezes desejar”, explica Larissa Feitosa, gerente de marketing da Santana.
O conteúdo da memory pen é semelhante ao apresentado no formato anterior, ao apontar as tendências de moda relacionadas aos novos produtos da empresa. As visitas para mostrar os lançamentos aos clientes são de responsabilidade dos representantes. “Nessas ocasiões, levamos perneiras, amostras de tecido em diferentes lavagens e algumas peças confeccionadas com os tecidos”, enumera Larissa.
De acordo com ela, a Santana conta, também, com um mostruário de seus artigos, onde duas lavagens diferentes são feitas nos tecidos para que se tenha uma idéia do tipo de efeito que pode ser obtido. Além disso, a empresa participa de feiras relacionadas à indústria têxtil, como a FENIN e o Senac Mostra Moda Informação, além de patrocinar semanas de moda como o Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza (CE), para ganhar mais divulgação.
:: Santanense
Direcionada para clientes e potenciais clientes, há cerca de cinco anos o evento de lançamento de coleções da Santanense Têxtil percorre de dez a quinze cidades por coleção. Um desfile técnico, associando a tendência aos produtos da empresa é realizado e, algumas vezes, palestras dão mais informações sobre tendências de moda.
“Para as visitas aos clientes, a equipe de consultoria começa pelos grandes compradores e os magazines, mesmo que estes não sejam nossos clientes ainda. Viajamos para diversos lugares, agendando as visitas e isso é muito bom, já que temos a oportunidade de fazer uma apresentação diferenciada e mais personalizada para o cliente”, explica Eleonora França, gerente de marketing e de produtos da tecelagem.
Com um showroom permanente na capital mineira, a empresa tem como principais materiais de lançamento um book didático com amostras, material explicativo da coleção, informações para lavanderias sobre beneficiamento, os tipos de efeitos e reações previstas para os tecidos, além de peças confeccionadas com os artigos da empresa em diferentes lavagens e efeitos.
:: Tavex
A Tavex/Santista foi uma das primeiras a organizar eventos de lançamentos para seus clientes na cidade de São Paulo (SP), que depois foi replicado para outras cidades. O formato inclui a exposição de peças confeccionadas e beneficiadas com as principais tendências da estação, pesquisadas pela equipe do Bureau Santista. E a palestra de moda, arrematada por um vídeo mostrando os produtos e as tendências de moda e comportamento. Na edição de inverno, a palestra de abertura esteve a cargo da consultora inglesa Ros Hibert, que traçou um panorama do mercado internacional de jeans e apresentou signposts da evolução prevista para o setor, em termos de tecnologia e consumo.
De acordo com Lílian Kurosaki, gerente de mercado denim da Tavex, cerca de duas horas antes do início do evento há uma apresentação orientada para as lavanderias, que recebem informações específicas e mais técnicas sobre os tecidos da empresa e efeitos.
Após a realização do evento, os representantes da empresa vão aos clientes da Tavex, reforçar os principais pontos da nova coleção. “Entregamos uma revista e o vídeo mostrado durante o evento por meio das visitas dos representantes, contando com as principais tendências traduzidas em peças confeccionadas com os artigos da Tavex. Além disso, os clientes ganham o book da coleção, para que possam consultar as linhas de produtos e fazer pedidos”, conta a gerente.
Na coleção de inverno 2009, a Tavex manteve o formato para a capital paulista. Mas para outras cidades, a empresa optou por montar uma agenda de apresentações personalizadas. Por esse modelo, a equipe da companhia vai até o cliente. Com os bons resultados obtidos, a experiência será repetida para a coleção de verão 2010, explica Maria José Orione, gerente de marketing para a América do Sul da Tavex.
:: Vicunha
No ViPreview, a Vicunha mostra todos os tecidos da nova coleção por meio de um desfile, no qual peças são confeccionadas com os novos produtos em diferentes modelagens e lavagens. O evento conta com uma palestra de moda mais geral, uma palestra técnica abordando aspectos inerentes ao beneficiamento do jeans e um vídeo preparado pela equipe da empresa que mostra as tendências da estação. Uma exposição de peças que mesclam as tendências de moda efeitos com os novos tecidos é outro recurso usado pela empresa.
“No evento o cliente pode ver como aquele tecido vai ser usado, e como as tendências podem ser aplicadas nos novos artigos. Depois do ViPreview disponibilizamos o vídeo e todo o material do evento em nosso hotsite, para que o cliente possa fazer consultas. Gostamos de inovar e, por isso, sempre realizamos pesquisas com nossos clientes, para saber onde podemos melhorar”, conta Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.
O evento também percorre outras cidades. Ao final dessa agenda de apresentações, as peças desenvolvidas são incorporadas ao acervo do showroom que a empresa mantém na sede em São Paulo (SP), com cerca de 2 mil peças confeccionadas para pesquisa de tendências. No local, uma consultora de moda fica a disposição dos clientes que fizerem visitas à empresa. Os representantes são responsáveis por agendar as visitas dos clientes.
Entretanto, antes do lançamento da coleção já há clientes que conhecem os novos produtos por meio de contatos com a equipe de representantes e de marketing. Entre os materiais de lançamento feitos pela Vicunha estão books, perninhas que apresentam o mesmo tecido em diferentes lavagens, mostruários, e calças prontas que são enviadas às lavanderias para testes.
fotos: divulgação e GBLjeans