Os modelos em denim até então importados da América do Sul serão terceirizados para fornecedores nacionais, em processo de negociação
A Pakalolo, marca controlada pelo grupo Marisol desde 2005, vai produzir no Brasil a linha de jeans até então comprada de fornecedores da América do Sul. A nova formatação industrial passa a valer a partir da coleção do verão 2011, que chega às lojas entre o final de julho e o início de agosto. A produção será terceirizada para fábricas nacionais, inicialmente, a negociação envolve três fornecedores mantidos em sigilo.
A produção no Brasil terá reflexos na representatividade da linha de jeans nas vendas da marca. Dos 400 itens previstos para a coleção de verão, o jeans corresponderá a 25%, estima Juliano Reghini, gerente de marketing da unidade de consumo do grupo Marisol (área que reúne as marcas Pakalolo, Marisol e Mineral). Significa uma expansão e tanto, uma vez que na coleção do inverno de 2010 essa participação girou em torno dos 5%.
Outra medida é a decisão de criar uma linha exclusiva de jeans, que só será vendida nas lojas Pakalolo. Por enquanto, são três: duas franquias (MorumbiShopping e Center Norte, duas franquias na capital paulista; e a loja própria no Shopping Beira Mar, em Florianópolis, em Santa Catarina). Reghini conta que estão programados 22 modelos para o verão, dos quais 12 serão itens exclusivos, que chegam às lojas da marca em meados de setembro. A expectativa é contar com cem pontos de franquia até 2014.
Novo público – O reposicionamento da Pakalolo foi desenhado ao longo de 2009, mas a estratégia de vendas continua a receber ajustes. Um deles é o direcionamento da marca previsto inicialmente para atender consumidores entre 15 e 30 anos, além da linha Connect dirigida ao público de oito a 14 anos. “Pesquisas mostraram que tivemos melhores resultados na faixa dos 18 anos e nosso foco será muito direcionado para essa faixa”, observa o gerente.
Entre o verão e o alto verão, as coleções alcançarão 900 itens produzidos, entre peças em denim (como vestidos e camisas), modelos em meia malha e moletom, além de acessórios. O canal multimarcas responde pela maior parte das vendas, com 3,2 mil lojas. Em 2009, a Pakalolo produziu 2,5 milhões de peças, mas a expectativa então era de redução desse volume, a ser compensada com o relançamento da marca Mineral.