O levantamento consta do novo livro do professor Marcos Cobra, da FGV, que trata do marketing da moda
A M. Officer foi a marca mais citada diante da pergunta sobre a a primeira marca de jeans que vinha à memória, entre as 120 lembradas. A surpresa da lista foi a marca Prefixo que ficou entre as cinco mais citadas. Segundo a pesquisa, publicada no livro Marketing & Moda, do professor da FGV/SP (Fundação Getúio Vargas), Marcos Cobra, a M. Officer obteve 16% das respostas, seguida da Levi´s (15%), da Zoomp (8%), da Prefixo (6%) e da Khelf (5%).
Entre as marcas mais reconhecidas pelas mulheres da capital paulista o primeiro lugar ficou com a Zoomp, lembrada por 98% das entrevistadas e, na seqüência novamente a M. Officer, com 95%. A marca menos reconhecida foi a italiana Diesel, lembrada por 70% das participantes. A M. Officer foi considerada, também, a melhor marca de jeans empatando com a Levi´s, com 13% das respostas. Em seguida, aparecem Khelf e Zoomp juntas com 6%, e a Sawary em terceiro lugar, com 5%.
Outro ponto interessante revelado pela pesquisa foi que, atualmente, a audácia é a característica mais valorizada em uma marca, seguida pela sensibilidade e pela credibilidade. A pesquisa foi realizada em janeiro de 2006, com o apoio do Núcleo de Publicações e Pesquisas (NPP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da FGV. Foram consultadas 240 mulheres de 15 a 25 anos das classes A e B que vivem em São Paulo. “Quisemos descobrir quais os pontos mais importantes para as mulheres em relação às calças jeans”, explica Cobra. O livro mostra desde a segmentação do mercado até os estudos de posicionamento dos produtos, o ciclo de vida e as estratégias da moda.
vMARKETING & MODA
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Autor: Marcos Cobra
Editora: Senac
Preço: R$ 60,00 (264 págs.)
foto: reprodução