Com a proteção do INPI, caso o modelo seja copiado, a empresa tem o direito de enviar uma notificação extrajudicial e pedir o recolhimento da mercadoria.
Para atender o público jovem conectado, a PRS Jeans desenvolveu um bolso de calça especialmente para guardar o celular e, nesta semana, recebeu o registro da patente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), pedida há seis meses. A empresa atacadista paulistana criou um tamanho e uma localização específica de bolso aplicado na calça jeans e resolveu patentear a invenção para não ser copiada, explica o sócio diretor, Frederico Perusin.
O modelo, segundo o executivo, se diferencia de outras marcas que aplicam o acessório. “A patente consiste na funcionalidade de bolso para celular naquele local específico – na lateral da calça –, tanto em calça como bermuda masculina e feminina, e não apenas no desenho do bolso em denim com elastano”, ressalta. Com a patente, caso o modelo seja copiado, a empresa tem o direito de enviar uma notificação extrajudicial e, se necessário, chegar a atitudes mais rígidas como a retirada de toda a mercadoria de circulação e provável multa.
O executivo explica que esse tipo de bolso foi criado a partir de vários protótipos e após um longo estudo de localização e funcionalidade pelos estilistas da marca. “Várias amostras foram feitas até que se chegasse no modelo ideal”, afirma. O bolso permite mobilidade nos movimentos sem que o celular fique aparente, dando mais segurança ao consumidor, evita riscos na tela do celular e que outros objetos se misturem ao aparelho ou caiam, quando manuseados. Foram lançados dez modelos de calça para teste que foram vendidos rapidamente para multimarcas atendidas pela PRS, afirma o diretor.
A Perusin foi criada em 1985 e recentemente passou por uma reformulação da equipe de estilo e produtos incluindo a recriação da marca para PRS. Além da loja de pronta entrega no Brás, a PRS conta com 30 representantes que atendem todo o Brasil abastecidos pela produção de 80 mil peças por mês, terceirizada com selo da ABVTex, destaca o executivo. A estratégia da marca, segundo Perusin, é oferecer novidades mensalmente, sem o lançamento de coleções, sendo que 90% dos modelos são voltados para o público masculino. O executivo destaca que tem vários projetos para este ano, entre os quais lançar uma linha infantil e ampliar a linha de modelos femininos.