Região da 44 investirá R$50 milhões

Região da 44 investirá R$50 milhões em reurbanização

Desembolso prevê a reurbanização do maior polo de moda de Goiás, localizado na capital.

Região da 44 investirá R$50 milhões em reurbanização

Com expectativa de vender 35 milhões de peças por mês no último trimestre de 2022, o polo de moda da Região da 44, o maior de Goiás, localizado na capital, inicia projeto de reurbanização pelo qual investirá R$50 milhões até 2024. De acordo com Lauro Naves, presidente da AER44 (Associação Empresarial da Região da 44), a revitalização do polo será feita por etapas.

A primeira foi implantada na última semana de agosto, antes do início da primeira edição da Amarê, a semana de moda goiana. Foi uma intervenção para organizar a fluidez do caótico trânsito local, mudando o sentido de fluxo dos veículos de algumas ruas que passaram a ter mão única. Foi o caso da Rua 44, que nessa etapa, além da mudança para sentido único, também perderá o canteiro central para alargamento da via.

Para 2023, conta Naves ao GBLjeans, depois do período chuvoso começam as obras do projeto Ruas Inteligentes. Com ruas de mão única, as vias ficarão mais estreitas para permitir que se alargue as calçadas. O projeto prevê arborização das ruas, instalação de quiosques para descanso e cobertura por sistema integrado de câmeras de vigilância. “Como é uma região muito populosa, recebemos 250 mil pessoas semanalmente, precisamos trabalhar essas obras de maneira estruturada para que não tire esses compradores da região”, explica o empresário.

A intervenção será feita em uma rua por vez. A conclusão está prevista para 2024, informa Naves, que é dono do Shopping 44 e foi eleito presidente da AER44 em julho passado para mandato de dois anos.

VENDAS EM ALTA

Naves afirma que a Região da 44 ultrapassou o volume de vendas de 2019. “Vendemos mensalmente algo em torno a 20 milhões de peças e a gente entende que isso vai avançar. Deve chegar a 35 milhões de peças comercializados por mês nos últimos três meses do ano, quando intensifica o movimento na região”, ressalta o empresário.

Afirma que comparado a 2019, o volume de vendas cresceu 8%. “Se chegar aos 35 milhões de peças, estimamos crescer 16% comparado a 2019”, acrescenta.

Dos 20 milhões comercializados na Região da 44, 60% são produzidos em Goiás, informa Naves. Os outros 40% chegam a partir de outros polos de moda do país, como São Paulo e Pernambuco. A proposta dos empresários reunidos na AER44 é expandir a produção local para 80% do total nos próximos dois a três anos.

Conta para isso com o Cinturão da Moda, o programa de interiorização da produção de vestuário no estado, lançado em fevereiro e que defende a bandeira de “uma confecção em cada alpendre”.

Da etapa inicial, participam quatro municípios que produziram 20 mil peças entre maio e agosto, conta Naves. Essas peças passam pelo centro de distribuição montado no shopping Mega Moda Park e coordenado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços de Goiás. O CD é o ponto de intermediação entre as prefeituras do interior e os lojistas da 44. Até o final de 2022, a expectativa é a adesão de mais sete cidades goianas ao programa, comenta Naves.

Entre shoppings de atacarejo e galerias comerciais, a Região da 44 conta atualmente com 105 empreendimentos, reunindo cerca de 15 mil pontos de venda. Conforme Naves, o faturamento varia de R$13 bilhões a R$14 bilhões por ano.

A Região da 44 que investirá R$50 milhões em reurbanização é formada por cerca de 10 quarteirões.

foto: divulgação Amarê Fashion (Edmar Wellington)