Depois de dobrar o tamanho da rede, a holding dona da Le Lis, da John John Denim, da Noir,Le Lis e da Bo.Bô reduz o ritmo de expansão em 2013.
Com o anúncio de que o planejamento de 2013 contempla a abertura de 23 lojas, a Restoque S.A., holding que controla a Le Lis, a John John Denim, a Noir,Le Lis e a Bo.Bô, reduz o forte ritmo de expansão que demonstrou no ano passado, quando investiu para dobrar o tamanho da rede. Foram inauguradas 102 unidades no período, somando 206 lojas, ante 104 pontos em operação em 2011.
Do total planejado, dez lojas serão da John John Denim, dez serão da Le Lis (sete delas com a Noir integrada) e três da Bo.Bô. Também está incluída no cronograma, a instalação de nove corners da Noir dentro de lojas já existentes da rede Le Lis Blanc. Até meados de março, foram abertas três unidades – duas da Noir e uma da Le Lis Blanc.
O plano foi anunciado junto com a divulgação do balanço financeiro de 2012 da companhia. Depois de dois trimestres operando com prejuízo, a Restoque fecha o ano com lucro de R$ 11,64 milhões, que representou queda de quase 70% sobre os ganhos apurados em 2011. O último trimestre voltou ao azul registrando lucro líquido de R$ 7,26 milhões, depois de um prejuízo acumulado entre o segundo e terceiro trimestres de R$ 15,97 milhões. O lucro do primeiro trimestre foi o maior do ano: R$ 13,70 milhões.
Em compensação, a receita líquida cresceu 34,3% sobre 2011, passando de R$ 473,6 milhões, no ano retrasado, para R$ 635,9 milhões em 2012. O último trimestre do ano participou com a maior receita, atingindo R$ 182,2 milhões. Da receita total, a Le Lis (marca sob a qual operam as bandeiras Blanc, Beauté e Casa) contribuiu com R$ 465,2 milhões, mantendo a maior participação entre as marcas, com 73%.
Marca 2012 2011
Le Lis Blanc 95 lojas 74
Bo.Bô 44 lojas 30
John John Denim 38 lojas 0
Noir,Le Lis 29 lojas 0
A Bo.Bô vem em seguida participando com R$ 91,05 milhões, a John John Denim, com R$ 49 milhões, e a Noir,Le Lis com R$ 15 milhões. O restante corresponde a outras atividades como lojas de outlet e venda por sites de compras coletivas. Sobre a Rosa Chá, incorporada ao portfólio no ano passado, o balanço da Restoque não destaca planos ou participação da marca na rede de lojas e de receita.
Apesar da forte expansão da base de lojas, para a qual contribuiu o início da operação de varejo da John John Denim e da estreia de lojas das marcas Noir,Le Lis e da Le Lis Beauté, a Restoque enfrentou fatores que pesaram desfavoravelmente no desempenho financeiro. Entre os quais, a companhia cita o atraso na abertura de shopping centers (o JK foi um deles); a necessidade de adequação da logística em decorrência do atraso no início de operação do novo centro de distribuição; e as despesas decorrentes de acertos trabalhistas devido à reestruturação de pessoal exigida pela demissão de 600 funcionários no terceiro trimestre.