Esse é um dos projetos com os quais a empresa, dona da marca Barlow de jeans masculino, espera crescer 5%, em 2007
A Romi, confecção criada há três anos por Elmir Francis, um veterano no segmento de jeans masculino, traça planos de expansão para 2007. Espera crescer os mesmos 5% registrados em 2006, quando produziu 280 mil calças. Entre os fatores que servirão de alavanca para essa expansão, a empresa investe num processo de diversificação. Na linha masculina, começa a produzir camisetas e pólos da marca Barlow. Também prepara o lançamento da linha de calças femininas, a ser apresentado em maio durante a Texfair, em Blumenau (SC).
“Para suportar o crescimento, vamos manter a estratégia adotada em 2006 em campo”, explica Francis. No ano passado, a empresa, que fatura em torno de R$ 13 milhões por ano, expandiu as vendas com a abertura de novos clientes. Hoje, comercializa os produtos em 600 lojas multimarcas de todo o Brasil. Também espera vender mais para os lojistas que já são clientes.
Para a venda da coleção feminina, a empresa vai explorar sobretudo a clientela do sul do país. “Cerca de 60% têm lojas ele & ela”, aponta Francis. Os outros 40% serão escoados em lojas multimarcas femininas.
Tecido com
elastano
A coleção da Barlow está voltada para homens com mais de 30 anos, de gosto mais clássico. “Não fazemos rasgados. Mas também não adianta fazer o básico que eles não gostam”, descreve Andréa Francis, gerente de desenvolvimento de produtos da Romi. A coleção de inverno 2007, que a marca mostra esta semana na Fenin, trabalha com tecidos de texturas diferenciadas e lavagens discretas, com predomínio das cores escuras. Na feira, serão lançados 30 modelos, dos quais praticamente a metade produzida com tecido com elastano, destaca a gerente.
A empresa participa do salão de moda masculina da Fenin desde 1997, através de outra empresa de Elmir, que acumula experiência de 26 anos com jeans para homens. Mesmo que a maioria das empresas não compre em eventos, o empresário acredita que a participação em feiras de negócios são indispensáveis do ponto de vista institucional – “só é lembrado, quem é visto”, diz – e comercial, como oportunidade de reforçar a carteira com clientes novos.
Além da marca Barlow, a Romi presta serviços de PL (private label) para confecções e lojas masculinas como a Square, de São Paulo, e a Casa Alberto, do Rio de Janeiro. Também é licenciada da Gucci na área de jeans masculino. A produção é executada na fábrica da empresa, sediada em Itatiba, interior de São Paulo. Apenas a parte de beneficiamento das peças é terceirizada para lavanderias da região.
Francis garante que não sentiu a pressão dos importados, em função do público que atende. “A gente fornece para um tipo de consumidor das classes A e B que tem discernimento em relação a preço e qualidade. E o jeans brasileiro tem qualidade”, afirma o empresário.
fotos: empresa