A marca fez várias reformulações que envolvem mudança de produto, estratégias de marketing, reforma de prédio e aquisição de maquinários
Para conquistar o público jovem, na faixa dos 18 e 25 anos, a RS Jeans, de Cianorte (PR), trocou de nome para Atitude Jeans. A mudança de assinatura anunciada em fevereiro, junto com o lançamento da coleção de inverno, veio acompanhada de outras medidas. A marca, que pertence ao grupo JV Canuto Confecções, destinou R$ 500 mil para o projeto em que reformulou produto, adotou novas estratégias de marketing, aquisição de máquinas de corte e acabamento para a confecção, compra de matéria-prima e aumento de espaço físico.
De acordo com Dávila Kess, estilista da marca, os investimentos estão sendo feitos desde o segundo semestre do ano passado. A estilista explica que a empresa optou por mudar o nome da marca para ter proximidade com o público-alvo. “O antigo nome não chamava a atenção. Além disso, com a RS Jeans não tínhamos um foco, um público-alvo definido e acredito que essa seja a base principal para direcionar a marca”, diz ela.
Sobre as mudanças de produtos, Dávila conta que a marca procurou desenvolver modelos de visual mais moderno, trabalhar com matéria-prima diferenciada e caprichar nos acabamentos. “Afinal, os clientes jovens exigem isso”, diz a estilista. As etapas de desenvolvimento, corte e acabamento são feitas pela própria empresa, já os processos de costura e lavanderia são terceirizados. “A meta da empresa é dobrar o volume de produção da marca até o final do ano, passando das atuais 12 mil peças por mês para 24 mil peças, por isso, reformamos as instalações e aumentamos o espaço físico, que hoje ocupa uma área de 750 metros quadrados”, ressalta a estilista.
De acordo com ela, a Atitude representa 40% do volume total da empresa. A outra marca controlada pelo JV, a Nítido, sustenta 60% das vendas. Apesar de todas as mudanças, a Atitude vai escoar os produtos pelos mesmos canais de venda da RS Jeans. “Os representantes não mudaram e nossos clientes tiveram uma reação positiva em relação a essas transformações. Foi surpreendente ver como a Atitude Jeans foi bem aceita, tanto que a coleção de inverno com o novo nome superou as vendas da coleção passada, que levava o nome de RS Jeans”, compara Dávila.
A prévia do verão 2010, que será lançada no evento Paraná Business Collection a ser realizado na próxima semana, a marca irá contratar mais cinco representantes. “Atualmente, atuamos nas regiões sul e sudeste e a contratação de novos profissionais será para iniciar as vendas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste”, diz a estilista.
A Atitude Jeans desenvolve modelos para homens e mulheres e também faz uma linha de tamanhos especiais. A marca trabalha duas coleções por ano e, para a de verão 2010 foram desenvolvidos 60 modelos.
fotos: divulgação