Essas representam a principal preocupação do comércio eletrônico varejista, junto com sistema seguro de pagamentos
A principal preocupação das marcas que vendem pela web para o consumidor final diz respeito a dispor de ambiente de pagamento seguro, sair bem na foto e reduzir o índice de troca de modelos por causa de tamanho. Sem um padrão nacional, as empresas criaram suas próprias tabelas de medidas, com tamanhos de cintura, comprimento de pernas, circunferência de tórax e assim por diante. Quanto mais detalhada for a tabela e fácil de o consumidor entender como tomar as medidas, menor será o nível de devolução porque a calça não fechou ou ficou curta.
A equipe do GBLjeans constatou que o modelo de distribuição eletrônica está em pleno processo de ajustes e com níveis muito diferentes de interação. A maioria do comércio varejista online ainda não oferece tabelas de medidas, informando apenas a numeração, procedimento que dificulta a compra, principalmente, de peças como calças, saias, shorts e bermudas.
A troca de mercadoria pode representar um dispêndio de logística para a marca e para o consumidor. Enquanto algumas empresas fazem troca em todas as lojas físicas ou por meio do correio, outras têm restrições e não fazem a substituição do produto por outros modelos, trocando somente cores e tamanhos.
A vitrine virtual melhorou a apresentação. Fotos dos produtos e sugestões de looks aparecem na maioria das lojas da web pesquisadas. Os especialistas explicam que ao sugerir como usar determinado modelo e o tipo de combinação que pode ser feito, a marca incentiva a venda de outros itens. O recurso de zoom está entre os mais usados nas páginas, possibilitando ao consumidor analisar detalhes e diferenciais nas peças disponíveis.
O canal web tem sido usado também para escoar saldo de produção, na época de troca de coleção. Para vender o excedente, marcas que não contam com o serviço de lojas virtuais próprias têm buscado a internet como meio de ajuda, fechando parcerias com clubes de compras, que revendem marcas variadas com desconto.