Participação em 2022 indica alta em relação ao desempenho das vendas externas em 2021.

Com a avaliação de que o cenário se mantenha favorável para as vendas externas, a Santanense prevê exportar 18% da produção em 2022. Atingida a projeção, o volume representará alta em relação ao desempenho das vendas externas da companhia em 2021, que variou entre
12% e 15%, informou ao GBLjeans, Eleonora França, gerente de marketing da empresa.Como a produção anual está projetada para 50 milhões de metros, a Santanense prevê exportar 9 milhões de metros em 2022. De acordo com a executiva, os principais destinos dos produtos da unidade de moda da Santanense são México e Colômbia. Já os maiores compradores da linha de workwear são Argentina e Colômbia.
TECIDOS MULTIUSO
Com essa expectativa de ampliar as vendas externas, a Santanense montou estande na Colombiatex, depois do hiato sanitário imposto pela pandemia. Ao mercado internacional, a empresa mostra a nova abordagem para o desenvolvimento de suas coleções. “Novos olhares pairam sobre as informações de mercado como um todo, onde o conceito de multiuso; de novas possibilidades de criações de peças que prezam por vestir bem o consumidor; de usos diferenciados e de novas funcionalidades levaram a Santanense definir seu novo mood: tecidos clássicos que podem ser usados de diferentes formas, seja para moda ou para a linha de uniformização”, explicou a gerente de marketing.
A abordagem vale tanto para os tecidos superelásticos, quanto para os rígidos 100% algodão, acrescenta. Ela cita como exemplo da linha de Sportswear (moda) o artigo Belize Extreme Power. Conforme descrição da empresa, a base de 8,5oz usa fio duo core elástico na trama combinado a algodão, que se aplica a diferentes modelos, desde os muito justos até peças mais estruturadas.
Na Colombiatex, a Santanense expôs três peças com shapes diferentes para destacar a versatilidade do tecido, comenta a gerente.
Ela cita outro exemplo de artigo 100% algodão que permite multiuso. É o Salinas, de peso leve (6,2oz), cujo caimento é indicado para modelagens como calças wide legs ou vestidos.
A atual cartela de cores para o segmento de moda é elaborada para ser bastante completa, disse Eleonora. Reúne 48 tonalidades, que podem ser combinadas entre si, para arriscar contrastes, ou harmonizar tom sobre tom.
USO PROFISSIONAL
Para a linha de Workwear, da mesma forma, a Santanense investe em tecidos multiuso. A linha contempla, por exemplo, artigo que combina as funções protetivas de retardante a chamas e de alta visibilidade, com demanda no mercado internacional. Também abrange tecidos de algodão reforçado e funcionais que atendem a diferentes segmentos, acrescenta a gerente da empresa.