A primeira edição do Avant-Garde será realizada de 28 de junho a 01 de julho, no Expo Center Norte, pela mesma organizadora do Encontro de Moda Feminina
De 28 de junho a 01 de julho, São Paulo abrigará a primeira edição do Avant-Garde, evento inteiramente dedicado ao jeans. O objetivo é fomentar negócios entre empresas do segmento, especialmente marcas, e lojistas. O evento será realizado durante a mesma semana na qual estão programados a 37ª edição do Encontro de Moda Feminina e o Salão Moda Brasil 2009.
A sobreposição de calendário é intencional. “Ao realizar os três eventos na mesma época, a intenção é facilitar a vida dos lojistas”, explica Sarah Vaintraub, da SV Eventos, responsável pela organização do Avant-Garde e do Encontro de Moda Feminina. O objetivo da organização é reunir 170 empresas – entre marcas, confecções e birôs de estilo – no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Embora o evento seja de âmbito nacional, alguns pólos de produção do jeans terão participação conjunta. É o caso do Paraná, de Divinópolis (MG) e de Pernambuco. Do primeiro, participarão 15 empresas. Os outros dois pólos que constituem APLs (Arranjos Produtivos Locais) participam com dez empresas cada um, selecionadas de acordo com o potencial de crescimento delas, explica Sarah.
O Avant-Garde terá, ainda, dois espaços especiais. Um denominado de Lab Tendências a ser montado na entrada da feira, de modo a que o visitante confira as direções de moda para a estação que, nesta primeira edição, reunirá os lançamentos das coleções de primavera-verão 2009/2010. O segundo espaço tem caráter de estímulo à valorização de talentos e será ocupado por jovens estilistas a serem selecionados pela organização para expor um ou dois looks.
Sarah explica que faltava ao Brasil um evento específico do jeans. “Afinal, o país inteiro usa jeans”, diz a empresária. Há cerca de quatro anos, ela chegou a ensaiar o lançamento do Only Jeans, a iniciativa não prosperou, mas Sarah manteve o projeto em perspectiva. E considera que o momento atual do mercado está propício à iniciativa, cujo investimento soma R$ 1 milhão.
foto: GBLjeans