Batizada de Top Five, a iniciativa vai acompanhar por 12 meses a atuação de cinco empresas brasileiras com consultoria para o desenvolvimento de coleções.
Cinco pequenas empresas brasileiras vão disputar espaço para desfilar no São Paulo Fashion Week (SPFW) em maio de 2016, a partir de um programa de aceleração do Sebrae e do Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod). Batizada de Top Five, a iniciativa vai acompanhar por 12 meses a atuação de cinco empresas brasileiras, com consultoria para o desenvolvimento de coleções. O projeto faz parte do programa Contextualizar Moda II que tem o objetivo de mapear, preparar e permitir a inserção dos pequenos negócios no mercado da moda. A empresa mais pontuada vai dividir o palco com estilistas e marcas renomadas no SPFW do próximo ano.
As cinco marcas participam da 40ª edição do SPFW como expositoras da loja FFWShop (antiga Pop-Up), que funciona dentro do evento, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, até 23 de outubro. A exposição das marcas na loja também é uma ação do projeto Contextualizar Moda II. De acordo com o Sebrae, o Top Five vai apoiar o empreendedor de moda em diversos aspectos, desde estruturação da coleção, conceito do produto e preço, à comunicação da empresa. O objetivo é melhorar a rede de contatos e propiciar a participação direcionada em plataformas de imagem e negócios de forma que as empresas alcancem a excelência no mercado.
As primeiras atividades do projeto foram em abril de 2015 mediante o processo seletivo que avaliou 20 pequenos negócios em oito estados brasileiros, indicados pelas unidades estaduais do Sebrae. Foram escolhidas as empresas Green Co e Jardin, de Minas Gerais; Amabilis, do Espírito Santo; PH Praia, do Rio de Janeiro; e Adriano Martin, de São Paulo.
Durante a fase de seleção, cada um dos 20 negócios indicados foi avaliado nos quesitos marketing, branding e estratégia comercial, gerando 60 diagnósticos especializados para promover a melhoria dos empreendimentos, segundo os consultores.
As cinco escolhidas para seguir no projeto receberão o acompanhamento de um time multidisciplinar especializado em conceito de produto, branding e comercialização, e terão apoio para o desenvolvimento de duas coleções. As empresas também vão participar de uma feira, com subsídio do Top Five. Para terem experiência com atacado e varejo, vão apresentar suas criações na FFWShop também na edição de maio de 2016 do SPFW. Ao final de um ano do processo de incubação, a empresa que mais se destacar será premiada com um desfile na semana de moda paulista. Na indústria da moda, que emprega 2,4 milhões de pessoas no país, 98% das empresas são pequenos negócios, afirma o Sebrae.