Sebrae e ABEST unem-se em projeto no Paraná

Projeto de capacitação selecionará seis empresas do APL de Cianorte e Maringá, que participação de uma série de palestras até o fim de julho

O Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Cianorte e Maringá, cidades do Paraná, é uma parceria entre o Sebrae local e a Abest (Associação Brasileira de Estilista), que visa aumentar a competitividade das empresas do setor, incluindo confecções de roupas, calçados e joias da região. A primeira ação foi realizada na segunda-feira, 9, com a palestra Empreendedorismo Criativo – Moda como Inspiração para a Economia Criativa no Brasil.



A segunda etapa terá uma semana de palestras e cursos sobre gestão de produto, design e processo criativo, a ser realizada de 16 a 21 de julho. Em seguida estão previstas palestras sobre gestão mercadológica, voltada para o marketing, e processo comercial, que ocuparão a semana de 23 a 28 de julho. A última etapa é o desenvolvimento de um produto inovador que cada empresa deverá criar para seu segmento. O produto será exposto na feira +B APL’s da Moda, prevista para setembro, em São Paulo (SP).

Segundo Carla Werkhauser, coordenadora estadual do setor vestuário do Sebrae/PR, a iniciativa tem grande valor para a economia têxtil. “É um projeto inovador e que vai dar um upgrade no desenvolvimento de produção e isso é o caminho para crescer contra a concorrência estrangeira e competir melhor dentro do segmento”, avalia.



As inscrições para as novas etapas foram feitas no dia 09 e até sexta-feira, 13, serão anunciadas as empresas selecionadas. Serão seis empresas de Cianorte e Maringá a participar dessa fase piloto do projeto. “A gente estuda levar o projeto para as outras 24 APL’s que existem no Brasil, mas, ainda não tem nada certo”, explica a coordenadora.

Ao todo, as duas cidades paranaenses reúnem 3,8 mil empresas voltadas para área de confecção, que produzem 13 milhões de peças por mês, gerando faturamento mensal de R$ 200 milhões.

foto: divulgação