Aplicativos no celular permitem acompanhar por meio de telemetria o movimento de representantes e tempo gasto no cliente, programando visitas de forma automática.
Em um período de contração econômica, a implantação de sistemas que tragam maior eficiência operacional ganha destaque. Softwares para gestão da equipe de vendas têm atraído a atenção do setor atacadista que precisa monitorar representantes. “O acompanhamento dos vendedores consome tempo e muitas vezes é desgastante para ambas as partes”, explica Diego Cueva sócio-diretor da FieldLink. A empresa oferece um software do mesmo nome que permite ao gestor acompanhar por meio de telemetria o movimento da equipe no campo, suas visitas e tempo gasto por meio do celular dos profissionais.
Os vendedores, por sua vez, contam com um app em seu smartphone que permite montar relatórios de visitas, áreas de cobertura e evolução de propostas, recebendo sugestões de visitas de acordo com sua localização.Por meio de inteligência artificial, o sistema analisa a relação do vendedor com o cliente, integra informações e sugere ações para economia de tempo ao listar, por exemplo, todos os clientes que estão em determinada cidade. Além disso, os vendedores podem consultar e cadastrar informações sobre empresas e oportunidades de negócios em andamento diretamente no aplicativo. “A força de vendas fica livre de preencher tabelas toda semana”, diz Cueva. O sistema funciona mesmo em áreas sem internet, guardando as informações e sincronizando quando o celular tiver acesso à rede novamente.
METAS MAIS REALISTAS
Segundo o diretor, é muito comum as empresas gastarem tempo com auditorias sobre os movimentos dos vendedores nas reuniões de vendas, sem resultados concretos. “O sistema gera um gráfico que mostra de maneira simples o tempo gasto por cada vendedor no trânsito, no escritório e no cliente baseado no GPS, apontando o desempenho de cada um de forma automática, traçando indicadores e metas mais realistas de vendas”, afirma.
A FieldLink foi criada no final de 2012 por empresários que atuavam em uma empresa de distribuição e viram uma oportunidade de negócio no controle de equipes de campo. “Existem muitos softwares de gestão de relacionamento com clientes (CRM), mas poucos permitem a automação da relação com vendedores”, diz Cueva. O executivo não revela o número de licenças implantadas, apenas reforça que a empresa tem crescido com a necessidade do mercado de ganhar mais eficiência nas vendas e evitar demissões.
A FieldLink tem dois escritórios na capital paulista, um deles no Cubo, empreendimento patrocinado pelo Banco Itaú, que reúne startups e incentiva parceria entre empreendedores.Hoje atende clientes em 20 segmentos de negócios, incluindo a indústria têxtil e confecções de roupas, atendendo empresas de todos os tamanhos. A licença do software pode ser contratada no site da FieldLink como serviço e funciona em nuvem, sem que o cliente tenha que contratar infraestrutura especial. Custa R$ 79,90 por mês por usuário, e conforme o número de vendedores há descontos progressivos, explica Cueva.
RASTREANDO FROTAS
Outra empresa que oferece software para equipes de vendas é a Trekken, cuja especialidade é controlar frotas, motoristas e motoboys. O aplicativo no celular dos motoristas estimula a direção defensiva gerando economia de combustível e manutenção, e reduzindo o risco de acidentes. Os dados coletados a partir dos aplicativos se transformam em indicadores de agressividade e desempenho e enviados para o computador, tablet ou celular do gestor. O sistema controla ordens de serviços e entregas por meio de geoposicionamento, gerindo visitas técnicas, moto entregas e equipes de campo, explica o responsável pelo departamento comercial, Breno Morais.
A empresa foi criada em 2013 em Campo Grande (MS) por Morais e um sócio, a partir da demanda de uma transportadora por maior controle sobre sua frota sem ter que instalar um sistema especial nos caminhões. A Trekken tem 800 licenças implantadas e está desenvolvendo uma versão para iPhone.