Marca de moda masculina do grupo cearense Sand Beach, dono também da Maresia, aposta na capacidade industrial e no crescimento em espiral para atrair investidores
Absorvida pelo grupo cearense Sand Beach, dono da veterana Maresia e da novata Black Box, todas de moda masculina, a Stalker tem planos ousados de crescimento. Comprada em dezembro de 2016, a marca tem atuação direta no varejo desde o início de sua fundação em 1998. Atualmente, controla 31 lojas, das quais seis próprias e 25 franquias. A meta é triplicar o número de lojas franquiadas até o final de 2019, quando completa 21 anos de mercado, afirma Ana Machado, gerente de franchising da Stalker.
Alcançaria assim 75 pontos dentro de um ano e meio. O próximo a ser aberto, em dois meses, fica no Shopping Manauara, em Manaus (AM), seguindo o plano definido de crescimento em espiral a partir da sede do grupo em Fortaleza, no Ceará. A prioridade são investidores interessados por abrir lojas em cidades das regiões norte e nordeste do país, explica Ana. Também ficam na zona de preferência municípios de Espírito Santo, Goiás e Brasília. “Essas cinco áreas são as mais quentes; com interesse morno pelo interior de São Paulo”, acrescenta a gerente.
Para atrair potenciais investidores, a marca participou pela primeira vez da feira dedicada a negociar franquias, a ABF Franchising Expo, realizada a semana passada na capital paulista, onde montou estande reproduzindo o novo layout das lojas. Ana avalia que em favor da marca conta também o fato de fazer parte de um grupo com braço industrial. “Como a produção é própria, o markup para o franquiado é maior do que o de uma marca que compra de terceiros, além da qualidade dos produtos que evoluiu muito e reduz problemas com devolução”, argumenta a executiva.
PLANTA INDUSTRIAL EM FORTALEZA
O crescimento para quase cem lojas de varejo não virá acompanhado de investimento em expansão industrial, garante Adriano Costa Lima, diretor-presidente e sócio do grupo Sand Beach junto com Luis Henrique Feijó, que atua como diretor industrial. Segundo Lima, a planta fabril do grupo tem capacidade para confeccionar 300 mil peças por mês que não está sendo totalmente ocupada e por isso pode atender o aguardado aumento de demanda. “E se ficar acima do planejado, sempre podemos recorrer a parceiros industriais”, comenta o empresário.
A planta do grupo ocupa área de 2 mil metros quadrados e emprega 550 funcionários diretos, sendo responsável pelo desenvolvimento das coleções das três marcas, pelo corte, costura, bordado e estamparia de quase tudo que é comercializado. Na Stalker, 90% dos produtos que chegam às vitrines foram produzidos internamente. Ficam de fora, peças em couro, como calçados e cintos, fornecidos por fábricas do Rio Grande do Sul, e acessórios. O jeans também tem produção própria, tanto da linha de denim quanto a de sarja, sendo terceirizada a etapa de lavanderia, explica Lima. A fábrica faz camisetas, polos, modelos em tactel e camisas.
De acordo com o diretor, 70% da produção são absorvidos pela Maresia, marca criada há 32 anos, que mantém dez lojas próprias e abastece um canal com 5,5 mil multimarcas. O jeans corresponde há 10% do volume produzido atualmente, com a expectativa de alcançar 15% ao final de 2020, prevê Lima.
FRANQUIADOS MULTILOJAS
Outra estratégia para expandir a rede de lojas da Stalker será usar o universo atual de franquiados como alavanca, de modo que empresários tenham mais de um ponto da marca, tomando como referência a experiência de Genilson Fonseca de Sá, que é o primeiro franquiado quando a marca aderiu ao modelo em 2000. Hoje, ele tem oito lojas todas no Rio Grande do Norte, sendo seis em Natal e duas (as mais recentes) em Mossoró, cidade do interior do estado e distante 278 quilômetros da capital.
Ele tem 56 anos e desde os 17 anos trabalha com loja de roupas, e por muito tempo para a mesma empresa, uma cadeia de lojas regional que fechou. Foi nesse processo que ele decidiu ter o próprio negócio e optou pelo público masculino “porque no trabalho anterior eu odiava comprar feminino”, diverte-se o empresário ao explicar a decisão. Ele comercializa a linha completa da marca, incluindo tamanhos grandes de adulto e a linha infantil, com grade do 4 ao 16.
A marca trabalha com duas coleções por ano, apresentadas em showroom aos franquiados. A do verão 2019 foi lançada em maio para chegar ao varejo entre final de agosto e início de setembro. O showroom do inverno 2019 está previsto para outubro, conta Ana Machado.
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