Empresa prevê retomada das vendas no segundo semestre de 2012, mas, sem força para um aumento substancial
Em 2011, a Tavex fechou o ano com faturamento de cerca de 475 milhões de euros, um incremento em relação aos 446,4 milhões de euros de 2010. O desempenho poderia ser melhor, não fossem os resultados do quarto trimestre do ano, que puxou os negócios para baixo. Para 2012, a expectativa é a curva apresentar comportamento contrário.
“O primeiro semestre de 2012 foi difícil, até porque a base de comparação com o ano anterior é muito alta”, avalia Ricardo Weiss, CEO da Tavex, em passagem pelo Brasil por conta do lançamento da coleção de inverno 2013, realizada a semana passada na capital paulista. Segundo ele, a companhia trabalha com a expectativa de recuperação do volume de negócios no segundo semestre, em razão das medidas de incentivo adotada pelo governo brasileiro, da relativa estabilização dos níveis de consumo na Europa e o bom desempenho das vendas da empresa nos Estados Unidos. “Também contamos com a nova coleção para alavancar negócios. É uma coleção muito diferenciada, muito distante da concorrência”, afirma o executivo.
Na linha de produtos, Maria José Orione, gerente de marketing da Tavex para a América do Sul, destaca o desempenho comercial da linha Acquasave, lançada como parte da coleção do verão 2013. Segundo ela, sozinhos, os dois produtos responderam por 25% do volume comercializado desde janeiro. Contudo, por causa do desempenho do primeiro semestre, a empresa não trabalha com projeções substanciais de aumento. “Não prevejo faturamento significativamente maior que o ano passado”, resume Weiss.