A nova unidade deverá abastecer inicialmente os países da América Central
A Texpal, indústria química localizada em Valinhos (SP), vai abrir uma fábrica em terras internacionais, mais especificamente em Honduras, país da América Central. No segundo semestre, será definida a região onde será instalada a nova unidade da empresa, informa Norberto Canelada, sócio-proprietário da Texpal. A intenção é fabricar os mesmos produtos para as áreas de lavanderia de jeans, indústria de denim e estamparia que a companhia tem em linha.
Com a nova fábrica, a Texpal passará a abastecer o depósito na Guatemala, que existe há cinco anos, e a partir dele, fazer a distribuição para outros países da América Central. O projeto, que começou a ser discutido no ano passado, tem como idéia inicial abastecer o mercado da região, coberta pelo acordo de livre comércio entre os países da América Central com os Estados Unidos.
“É muito grande a importância da exportação e, com a valorização da moeda, é preciso agir rápido e produzir em outro país, pois, no Brasil, a carga fiscal e o custo estão cada vez mais altos”, explica Canelada. O depósito da Guatemala atende, atualmente, Caribe, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Nicarágua. Depois do abastecimento na Guatemala definido, há a possibilidade de a fábrica de Honduras vir a abastecer também o mercdo brasileiro.