Outro serviço oferecido dentro do plano de diversificação de portfolio da lavanderia é a produção de etiquetas de marca estampadas por serigrafia
Localizada em Xanxerê (SC), a lavanderia Universo continua a ampliar o portfolio de serviços. A empresa está concluindo os testes a fim de passar a trabalhar com tingimento de malha, devendo iniciar a produção dos primeiros lotes a partir da próxima semana. O novo serviço deriva de um processo iniciado em março, quando com investimento de cerca de R$ 50 mil, a lavanderia começou a estampar por serigrafia, técnica que deu a oportunidade para o início de outro trabalho, que consiste na criação de etiquetas de marca por impressão serigráfia.
“Testamos vários tipos de trabalhos de tingimento em malha e devemos receber o primeiro lote em uma semana”, conta Suzana Sfredo, proprietária da Universo. De acordo com ela, nenhum investimento foi necessário para incluir o tingimento de malha no portfolio da empresa, já que o maquinário necessita, apenas, de alguns ajustes para fazer os serviços nesse tipo de tecido. As etiquetas estampadas por serigrafia já estão em produção, com alguns dos clientes adotando a técnica no lugar de usar as etiquetas tradicionais.
Para acomodar as novas atividades, a lavanderia transferiu, no início do ano, a parte da área de beneficiamentos diferenciados do galpão antigo, de 500 metros quadrados, para um novo, de 1,2 mil metros quadrados. O plano original da empresa previa juntar em um mesmo prédio de 5 mil metros quadrados as áreas de diferenciados, da parte molhada, de serigrafia e laser, além de considerar a automação do maquinário industrial. Mas, o plano foi adiado.
“Acabamos vendendo o espaço onde a lavanderia ia ser alojada. Agora, vamos aguardar mais algum tempo para que possamos juntar todas as áreas, como queremos, e fazer a automação”, explica Suzana, acrescentando que é de extrema importância juntar no mesmo espaço as atividades hoje distribuídas em três galpões, já que se perde muito tempo passando as peças de um lugar para o outro, apesar da proximidade entre eles.
Hoje, a lavanderia tem produção mensal que pode variar de 30 mil a 60 mil peças. “Entre os meses de setembro e dezembro, a produção aumenta, chegando em alguns meses até dobrar”, conta a executiva, que reforçou a equipe de 30 profissionais com cinco novos fucionários. De acordo com ela, a empresa vem aumentando a produção nos últimos meses devido aos trabalhos contratados pela Lojas Marisa e para a marca Nicoboco, que geram grande demanda de efeitos amaciados, explica. Já a entrada da Stereo, a marca criada pela estilista Lila Colzani (criadora da Colcci), aumentou os serviços de diferenciados.
No final de 2007, a Universo inaugurou seu showroom, num investimento de R$ 20 mil. No espaço, a lavanderia exibe peças desenvolvidas pela empresa e por outras marcas, mostrando as tendências, revistas segmentadas, catálogos e fotos de diferentes feiras nacionais e internacionais do segmento de moda e lavanderias. No local, os clientes podem usar os computadores para pesquisas na internet e entre as fotos do arquivo da empresa, acrescenta Suzana.