Comprada pela Cia do Jeans, marca do primeiro jeans brasileiro é relançada para homens.
Depois de cinco meses de negociação, a Cia do Jeans comprou a marca US Top, lançada pela Alpargatas em 1972. É o primeiro jeans brasileiro. A grande tag pendurada então no bolso traseiro avisava que era um jeans autêntico, com ‘estilo western’, cinco bolsos, costuras duplas e rebites. Quatro anos depois, em 1976, o jingle da histórica propaganda veiculada na TV reforçava que a calça desbotava, perdia o vinco e usava o “legítimo denim índigo blue”.
Já nessa época a marca descolava do western e assumia uma linguagem de aproximação com a juventude urbana, celebrando a liberdade em plena ditadura brasileira. Na década de 1980, outra propaganda da marca cunhou o inesquecível bordão, que ‘bonita camisa, Fernandinho’. É um pouco desse espírito da origem que a Cia do Jeans quer resgatar, mas com linguagem contemporânea, afirma Ronald Grunwald, diretor comercial da empresa.
Até por sua tradição no mercado, a Cia do Jeans relança a US Top com uma coleção masculina. Começa com o inverno 2024 em 160 modelos, com calças nas modelagens reta, regular e slim, em opções de denim com e sem elastano. O mix inclui calças em sarja, além de jaquetas, camisas e camisetas.
Pela meta planejada, a venda deverá atingir em torno de 30 mil peças por mês, em 2024, das quais 70% produzidos em denim.
FAIXA DE PREÇO
Serão duas coleções por ano, vendidas para o canal de atacado por uma equipe de 12 representantes dedicada à marca. Por enquanto, essa equipe comercial vai trabalhar multimarcas localizadas em cidades do sudeste e do centro-oeste.
A grade das calças varia do 36 ao 48. O posicionamento de preço no varejo ficará na faixa intermediária – acima da Vilejak e abaixo da Wrangler. Calças da marca têm preço previsto para o varejo entre R$179 e R$199, informa Grunwald.
Para Renato Zago, gerente de grandes contas da Cia do Jeans, é propício o momento da moda para o relançamento da US Top. “É quase sem lavagem, com leve stone. A moda está indo para o básico”, diz.
Ele conta que a negociação com a Alpargatas começou em setembro de 2022 e concluída em fevereiro de 2023, com cláusula de confidencialidade.
Nessa primeira coleção, a equipe da Cia do Jeans fez uma releitura da tag original, dando destaque à chamada do ‘jeans autêntico’. A empresa avalia que, em uma primeira etapa, o principal público serão os jovens de outrora com lembranças afetivas da marca e os jovens atuais interessados no resgate dos básicos.
PRODUÇÃO DA CIA DO JEANS
A US Top é a sexta marca do portfólio da Cia do Jeans, que tem Vilejak, Scanner, Enrico Rossi, Jeans.com e Wrangler. Atualmente, a empresa mineira sustenta venda de 5,1 milhões de peças ao ano, dos quais cerca de 85% com produção nacional, no Espírito Santo, onde concentra as atividades industriais da companhia. Outros 15% correspondem a peças importadas, como jaquetas, tricôs e cuecas.
Do mesmo dono, Vilejak e Scanner foram arrematadas no início dos anos 2000. Enrico Rossi começou como licenciada e adquirida posteriormente. A Jeans.com pertencia ao grupo Oppnus.
Com a Wrangler, a Cia do Jeans mantém contrato de licenciamento desde 2018, para operação da marca americana no Brasil.
Curiosidade
A US Top nasceu como um projeto secreto da Alpargatas, sob o nome interno de US, referência aos Estados Unidos, onde o jeans já era um sucesso. Os executivos escolheram o nome da nova marca de Top US . Top, de Topeka, outra marca da companhia, e US, do projeto. A agência de publicidade que atendia a empresa na época inverteu a ordem, nascendo assim a US Top, conta o comunicado à imprensa da Cia do Jeans.
fotos: GBLjeans