A marca paulistana de jeans que acaba de anunciar o inverno 2013 pretende investir, ainda, em uma linha de calçados masculinos para a próxima coleção.
Na semana passada, a marca masculina de jeans Usina lançou o inverno 2013, anunciando a intenção de estrear com a linha feminina junto com a coleção do verão 2014. em sua loja de atacado no Brás, bairro de São Paulo. Durante o evento, realizado na terça-feira, 19, na loja do Brás, um dos maiores pólos de jeans do Brasil, Getulio Lima, presidente da empresa, antecipou ao GBLjeans o projeto da linha feminina, que contará com 90% de modelos em jeans e 10%, variando entre peças de malha e camisas.
“A maioria de nossos clientes vende feminino e masculino”, diz Sílvia Baptista, diretora de marketing da Usina, para explicar a decisão da empresa de investir no novo segmento. Outro projeto da marca é ampliar o modelo de corner, espaço reservado aos produtos da Usina dentro das multimarcas. “Atualmente, contamos com 12 clientes que instalaram corners da Usina dentro de suas lojas. E estamos em negociação com mais dez”, conta a diretora. Com o lançamento do modelo de corners, a empresa viu as vendas aumentarem substancialmente. Segundo Lima, as vendas aumentaram 70% desde o início do projeto de corners há quase dois anos. E espera nova expansão, quando passar a vender a linha feminina.
Os planos de entrar para o varejo estão em compasso de espera. Uma empresa de consultoria foi contratada para ajudar a Usina a avaliar a viabilidade de abrir sua primeira loja de varejo no segundo semestre deste ano. A marca também planeja lançar uma linha de calçados masculinos. E só não fez, porque ainda não encontrou o parceiro industrial adequado para produzir para a marca. Com uma carteira estável de 1,2 mil multimarcas, as vendas da Usina Jeans alcançam 400mil peças por ano.
Novidades do inverno
A coleção de inverno que chegou ao mercado conta com 200 modelos em jeans. Mas, a expectativa é atingir 300 modelos no verão 2014, salienta Getulio Lima. Segundo a estilista da Usina, Jéssica Vereda, a principal novidade do inverno são as jaquetas e calças feitas com tecido com o avesso colorido. em azul ou vermelho. “Para a próxima estação, vamos incluir uma variação de verde”, antecipa Jéssica.
As modelagens skinny, retas e carrot foram mantidas, com versões em lavagens bem variadas, desde o raw até o delavê, com passagem pelo vintage e seus efeitos agressivos com puídos, bigode 3D, estonado e used. Já usado no inverno passado em preto e marrom, o jeather da coleção atual foi trabalhado em calças, jaquetas e blazers em preto, marrom e azul. A sarja foi opção para jaquetas, bermudas e blazers, seguindo a cartela de cores da coleção: azul, verde militar, verde petróleo e vermelho. O segmento de malharia contempla camisetas, com gola V ou careca, lisas ou com bolsos contrastantes, além de pólos.
As camisas usam tecido xadrez ou listrado (com listras na vertical ou na horizontal), com um modelo em denim, com opção de mangas curtas, ou longas. No inverno, os cintos de couro seguem os tons de preto e marrom, enquanto os cintos de cadarço trabalham tons de azul, cáqui e areia. O verão 2014, que já está sendo desenvolvido, vai trabalhar com uma cartela que incluirá o vermelho, cor característica da marca, o azul e o verde, adianta Jéssica.