Nova operação fica em Amsterdam e faz parte do plano de expansão internacional da companhia, que prevê inaugurar showroom em Bangladesh e no Sri Lanka.
Estabelecida entre os maiores fabricantes de denim do mundo, a Vicunha está decidida a ampliar participação no mercado externo. Com plano de dobrar o percentual de contribuição das vendas no exterior para 20% em 2015, abriu mais uma filial na Europa, desta vez em Amsterdam, na Holanda; inaugurou escritório em Dhaka, capital de Bangladesh, onde pretende montar showroom. “Planejamos abrir um escritório com showroom também em Colombo (no Sri Lanka)”, adianta ao GBLjeans, Thomas Dislich, diretor da companhia para Europa e Ásia.
Ele conta que a Vicunha Netherlands BV foi aberta no final do ano passado e a localização foi escolhida levando em conta que a empresa mantém há anos naquele país uma base logística, com estoque médio de 1 milhão de metros para servir aos clientes localizados na Europa e no entorno. “Com a instalação da nova filial passaremos a administrar nosso estoque mais diretamente, tornando-nos mais eficazes, a um custo mais baixo”, acrescenta o diretor. Prevaleceu para a escolha, ainda, o fato de Amsterdam ser “a sede de design de empresas importantes como Tommy Hilfiger e Pepe Jeans, e abrigar muitos dos designers mais criativos da Europa”, conclui ele.
Segundo Dislich, o escritório suíço continuará existindo, mas, a operação ficará menor. “A reorganização tornou-se necessária devido à valorização sem precedentes da moeda local”, explica o executivo. Ele é responsável pela operação européia da empresa desde 1999, ficando baseado na Suíça, e responde também pelos negócios na Ásia.
Operação asiática
A Vicunha chegou a manter escritório na China, mas, desistiu. Hoje, conta com uma central logística em Colombo, a maior cidade e centro financeiro de Sri Lanka, embora não seja oficialmente a capital. O estoque ali concentra cerca de 1 milhão de metros, sendo destinado a atender clientes da região, sobretudo em Bangladesh, Cambodja e Vietnã.
Com os escritórios funcionando com showroom em Dhaka e Colombo, a Vicunha avança no sentindo de organizar as divisões internacionais para operar de forma descentralizada. “Modelo que nestes tempos de comunicação virtual ilimitada é um conceito muito atual. Passamos a atender cada região de forma cada vez mais focada”, declara Dislich.