Expansão na fábrica de denim da Argentina absorveu investimento de US$6 milhões.
Ao concluir a modernização da fábrica de denim de San Juan, na Argentina, a Vicunha expande a capacidade de produção da planta. “É o segundo mês consecutivo produzindo mais de 2 milhões de metros”, afirmou ao GBLjeans, Marcos de Marchi, CEO da Vicunha, por ocasião da inauguração do centro de inovação V.Laundry, instalado no complexo industrial que a empresa opera em Maracanaú, no Ceará.
Conforme o relatório de demonstrações financeiras publicado pela companhia, o investimento na Argentina somou US$6 milhões. E envolveu obras civis para ampliação de 1.030 metros quadrados do prédio da tecelagem de índigo e mais outros 600 metros quadrados na área reservada ao depósito de fios.
O desembolso também contemplou a compra de máquinas como 28 teares de última geração, mais uma máquina de tingimento de índigo e 1 urdideira. Além da expansão de capacidade, a modernização permitirá “agregar maior versatilidade ao mix de fabricação na Argentina, atendendo as necessidades desse mercado”, conclui o relatório.
EVOLUÇÃO FORA DO BRASIL
Para operar com parque industrial na Argentina, a Vicunha comprou a fábrica de denim do grupo argentino Ullum, que assumiu em 2011. Desde então, a Vicunha realizou alguns ciclos de investimentos até o mais recente que expande a capacidade para 2 milhões de metros de denim por mês. A produção é integralmente escoada para o mercado argentino.
Além da planta em San Juan, a Vicunha opera outra fábrica fora do Brasil. Também mediante a incorporação de um fabricante local, mantém produção em Quito, no Equador, desde 2007.
No Brasil, são três plantas industriais: duas no Ceará (Maracanaú, a maior de todas, e Pacajus) e uma no Rio Grande do Norte (Natal).
A companhia mantém escritórios comerciais e CDs em outros países, como Suíça, Holanda, Estados Unidos, México, Colômbia, Uruguai, Peru, Bangladesh e Sri Lanka.
foto: divulgação (detalhe da fábrica argentina)