Pequenas mudanças são realizadas a cada coleção para não afugentar os consumidores que resistem às inovações da moda
Modelos tradicionais com pequenas variações, como o jeans básico azul escuro de corte reto, continuam em linha desde o lançamento da Vilejack, em 1978, ajudando a manter o conceito e o estilo que fidelizou a clientela mais madura da marca. Com duas grandes coleções anuais – de verão e inverno – e complementos mensais, a Vilejack acrescenta toques casuais às linhas de produtos a cada lançamento, de modo a atrair o público mais jovem e sem perder os consumidores mais velhos, que não aceitam tão facilmente as inovações da moda.
Durante o último ano, as peças mais vendidas em denim foram modelos de corte reto, com tecido e lavagem mais elaborados, conta Fernando Abras, proprietário da Cia do Jeans, dona da Vilejack. Além disso, bermudas e calças cargo permanecem entre os modelos mais requisitados pelo consumidor.
Há três anos, a empresa realizou pesquisa entre as multimarcas que comercializam a Vilejack para conhecer hábitos de consumo. Abras conta que as mulheres respondiam pelo volume maior de compras. Quase sempre, são mulheres casadas que compram roupas para os maridos. Para o executivo, a situação não mudou no período.
De acordo com ele, a tarefa delas é facilitada por uma característica do mercado de moda masculina: o corpo do homem apresenta menos variações que as encontradas no corpo mulher. Isso permite adotar um padrão de modelagem, que ajuda no caimento adequado das peças e na aceitação dos produtos, aumentando as chances de fidelização do consumidor.
Para melhorar o atendimento no ponto-de-venda, a Vilejack envia a cada coleção informações sobre o estilo e a modelagem dos produtos para as multimarcas. O objetivo é munir os vendedores de argumentos, sugestões e explicações que possam auxiliar o cliente na hora da compra. “Também fazemos campanhas de fidelização nos pontos-de-venda e fora deles, sempre em parceria com o lojista”, observa Abras.
foto: divulgação