Von Dutch inicia estratégia de expansão no Brasil

A Brava, empresa representante da marca norte-americana no país, investe na abertura de lojas, aumento de produção e de pontos multimarcas

Loja Von Dutch de Balneário Camboriú

Presente no mercado nacional há quatro anos, a norte-americana Von Dutch inicia estratégia de expansão no país, que prevê a abertura de seis novas lojas próprias nos próximos três anos. Além disso, a produção da marca e o número de lojas multimarcas que comercializam seus produtos deve crescer em até 30% no próximo ano, com a expectativa de a participação do jeans subir de 35% para até 50% dentro da coleção do verão 2010.

 

“Queremos consolidar nossa distribuição na região sul, onde a marca já ganhou espaço, e firmar negócios no sudeste. A meta é que duas novas lojas próprias sejam abertas anualmente nos próximos três anos, acumulando oito lojas Von Dutch no país”, explica Roberto Ruiz, diretor da Brava Comércio e Distribuição, empresa que representa a marca no Brasil.

Loja Von Dutch de Balneário Camboriú

Hoje, a Von Dutch tem duas lojas próprias no sul do país, localizadas em Florianópolis e Balneário Camboriú, ambas em Santa Catarina. Com contrato de licenciamento da marca por 12 anos desde 2007, a empresa pretende, agora, investir na distribuição dos produtos para outros países da América do Sul. 

 

 

Atualmente, a Brava mantém contatos com Chile, Argentina e Uruguai em busca de parcerias para viabilizar a distribuição. “Estamos conversando com possíveis parceiros e em 2010 a marca deve estar presente, pelo menos, na Argentina. Com isso, vamos aumentar os números de produção e de modelos dentro da coleção”, conta Leonardo Costódio Neto, diretor da Brava.

 

Campanha Inverno 2009

Hoje, a marca conta com duas coleções anuais com 250 modelos cada, que devem chegar a cerca de 300 modelos na coleção de verão. Com exceção de peças como jaquetas de couro e a parte de acessórios, toda a produção da marca vendida no Brasil é feita no país, terceirizada para empresas de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. “O que importamos é uma parcela muito pequena e direcionada para as lojas de varejo”, explica Neto.

 

Campanha Inverno 2009

 

Desenvolvidas pela área de estilo da Brava, as coleções da marca são submetidas à aprovação da matriz da Von Dutch antes de serem produzidas. Com produção de 20 mil peças por coleção, a marca vai contratar novos representantes (hoje, a marca soma 12) para aumentar o número de lojas multimarcas que, hoje, gira em torno de 200 pontos. Ainda sem previsão de investimentos, o executivo afirma que os valores gastos e o número de representantes contratados vai depender do volume de negócios fechados.

 

Verão 2010

Campanha Inverno 2009

 

 

Inspirada no estilo de vida do homem que deu origem à marca, Kenneth “Von Dutch” Howard, a coleção brasileira da marca para o verão 2010 tem os efeitos detonados como destaque. “O Von Dutch era mecânico e mexia com artes. Dizia que, pela sua profissão, não possuía nenhuma calça que não tivesse rasgos nos joelhos. É esse o clima que inspira a nova coleção”, conta Lilia Trizotto, estilista da marca no Brasil.

 

De acordo com ela, a maioria dos modelos usa denim com elastano. As modelagens femininas do jeans se concentram em skinnies e boyfriends, enquanto as masculinas aparecem retas e secas. Tendo o azul como principal base, a coleção traz variações com peças em cinza, preto e azul mais intenso, de aspecto semelhante ao azul royal.

Campanha Inverno 2009

 

Os efeitos são muitos e variam entre rasgados, sujinhos e desgastados. Marcações em bolsos e costuras se destacam, além de efeitos resinados e marmorizados para os modelos femininos. “Misturamos muitos efeitos para que as peças fiquem com aspecto de usadas e únicas, como se tivessem sido customizadas por seus donos”, explica Lilia.

fotos: divulgação