Diante dos bons resultados obtidos no primeiro encontro, realizado na capital paulista, a Anel planeja reproduzir o evento em Goiânia e Caruaru, em 2008
Representantes da indústria de beneficiamento do jeans, composta pelas lavanderias industriais de jeans juntamente com profissionais de confecção e da indústria química, se reuniram ontem, 18, para participar do 1º Workshop de Jeans organizado pela Anel (Associação Nacional das Lavanderias). O objetivo foi reunir os profissionais para a troca de informações e união do setor. “Como entidade, é nosso dever ajudar a construir bases mais sólidas e contribuir para a profissionalização do setor”, explica o diretor do segmento das lavanderias de jeans da Anel, Marco Britto.
Durante o encontro foram apresentadas quatro palestras. Contando a história do jeans, Britto mostrou como a evolução da roupa está diretamente ligada aos beneficiamentos aplicados durante a lavagem. Na seqüência, Sérgio Franco, publisher do portal GBLjeans, apresentou, em números, o valor deste mercado e falou aos ouvintes sobre a importância do setor para a cadeia do jeans. Uma terceira palestra tratou das tendências de lavagens mostradas na feira Bread & Butter Barcelona, realizada há três meses; e a outra mostrou o processo de desbote à base de ozônio.
Alan Henrique Gomes de Moraes, gerente da lavanderia Hospitécnica, gostou do que ouviu. “Atuamos na área hospitalar e, este ano, decidimos entrar para o mercado do jeans; assim, o evento foi bastante proveitoso”, considera o executivo. Horácio Castelo, diretor da lavanderia Amazonas Center, localizada no Rio de Janeiro, também fez uma avaliação positiva do encontro, tanto em relação aos temas tratados quanto à oportunidade de promover o diálogo entre os empresários do ramo.
Ao final do evento, que teve patrocínio da AGS Química, os participantes receberam um CD com cerca de 300 imagens contendo informações sobre as tendências em lavagens e efeitos para as próximas estações, material que, informa Britto, será também enviado a todos os associados da entidade. Diante dos bons resultados, a entidade planeja incluir o evento no calendário oficial. “Em São Paulo, faremos duas edições anuais”, promete o coordenador do grupo de jeans, acrescentando que pretende realizar workshop semelhante nas cidades de Goiânia (GO) e Caruaru (PE), no próximo ano.
Setor interessado
O workshop reuniu, na sede da associação, na capital paulista, 58 participantes. Desse total, 80% eram proprietários de lavanderias vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco. A adesão surpreendeu a própria organização, que inicialmente abriu para receber 40 inscrições. “Fomos forçados a ampliar o número de vagas oferecidas”, conta Britto. Segundo ele, mais de 70 pessoas se inscreveram. Como muitos eram de outros estados, não conseguiram hotéis para se hospedar devido à superlotação, provocada pela final do Mundial de Fórmula 1, que acontece este fim de semana na cidade.
Fundada em 1977, por um grupo de 54 empresários de lavanderias de todo o Brasil, a Anel constituiu grupos de trabalho por segmento. O setor de jeans, que agrega cem associados, passou por reformulações nos últimos dois anos, quando o número de adeptos cresceu 35%, afirma Britto. Uma das meditas tomadas pelo atual direção foi a criação de um conselho nacional que reúne oito membros, representando os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará. Com encontros bimestrais, o grupo se preocupa em identificar eventuais problemas e discutir soluções.
foto: GBLjeans