Empresa especializada em PLM, sistema que gerencia o ciclo de vida de produto, tem um parceiro de vendas local, de olho nas empresas de vestuário.
No mês passado, a WWA participou do Latam Retail Show, evento realizado em São Paulo reunindo cinco congressos e uma área de exposição, para falar sobre sua solução em PLM, de Product Lifecycle Management, em inglês, que poderia beneficiar ao varejo. Segundo o diretor de negócios internacionais da empresa, Steve Burkhardt, o alvo principal no Brasil são as marcas de roupas e calçados, além das lojas de departamento.
Sem operação direta no país, a WWA firmou parceria com a AGR Consultores, que tem na carteira clientes de diferentes áreas, incluindo marcas de roupas. Para o evento brasileiro, a WWA dividiu a palestra com dois de seus cases: a Marc Jacobs e o Grupo Kaltex, uma grande companhia da área têxtil no mundo. Genericamente, o sistema PLM consiste de um conjunto de ferramentas de informática organizadas para gerar um banco de dados colaborativo, a partir do qual a empresa seja capaz de gerenciar todo o ciclo de vida de um produto, desde o desenvolvimento dele, passando por produção, compra de insumos, estoque, venda, logística de distribuição e entrega, até o desempenho do item no ponto de venda.
No caso da indústria do vestuário, o PLM da WWA prevê recursos adicionais específicos como gerenciar calendário de coleções, cartela de cores, modelagens e grade de tamanhos. Segundo a empresa, o sistema é pensado para tornar mais rápida a entrada do produto no mercado. É uma solução ainda pouco utilizada no varejo brasileiro, e menos ainda no setor de moda. A americana WWA não tem clientes no Brasil, país que está no foco da empresa assim como México e Colômbia.
Fora do Brasil, o portfólio de clientes da WWA incluem grandes varejistas de moda, como Nordstrom, H&M e Uniqlo; marcas, como Guess e Rag & Bonne; e grandes grupos de marcas, como a VF Corporation. Veja abaixo o gráfico no qual a WWA desenhou o ciclo completo de uma roupa dentro das companhias: