Marca controlada pela Comask vai ocupar espaço de 300 metros quadrados no shopping center que o grupo constrói em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Com a inauguração da flagship dentro do Shopping Cidade, em Sorocaba, no interior paulista, e 26 anos de mercado, a Yck’s assume uma nova fase. A loja de 300 metros quadrados e investimento avaliado em R$ 1 milhão será a ponta de lança para o projeto de expansão que prevê dobrar o número de pontos no varejo em 2014 e iniciar a venda por atacado, conta com exclusividade ao GBLjeans, Claudio Pessanha, que acaba de assumir a diretoria de varejo e private label da Comask. A abertura da loja está prevista para setembro, quando também o shopping center deverá ser aberto.
O empreendimento com cerca de 300 lojas, 11 âncoras e 21 megalojas tem participação dos empresários que são donos da Comask, uma das mais antigas empresas de PL (private label) do Brasil. Segundo Pessanha, contando com a flagship, são oito lojas de varejo da Yck’s, porque o ponto do Cidade vai substituir um de rua em Sorocaba. A expectativa é alcançar 16 unidades, todas próprias, em 2014. A prospecção dos pontos já começou, sem que a empresa descarte uma nova incursão pela capital paulista, aonde chegou a ter uma loja na alameda Lorena, nos Jardins, conta o diretor. Norte e nordeste são outros destinos em perspectiva.
Ainda no segundo semestre, está prevista a reforma da loja da marca que fica no Esplanada Shopping, também em Sorocaba, e em seguida, a repaginação das demais. Na cidade, tem mais uma loja de rua. Das outras cinco, três estão instaladas em shopping centers (Itu, Ribeirão Preto e Indaiatuba, todos municípios do interior paulista) e as outras duas são de rua e ficam em Três Lagoas, cidade do Mato Grosso do Sul, onde a Comask mantém uma de suas três plantas de produção (as outras duas estão em Sorocaba).
O projeto multimarcas está em definição. De início, conta Pessanha, a expectativa é montar equipe com oito a dez representantes, que vão atender macrorregiões, sobretudo norte e nordeste. Para entrar nesse mercado, a idéia é montar um mix de produtos da Yck´s especial para multimarcas. Hoje, a marca trabalha com 400 referências por coleção, em uma proporção bem balanceada entre modelos femininos (55% do total) e masculinos (45%), em produção que alcança 100 mil peças por ano. A previsão é de um incremento de 18% do volume em 2014, informa o diretor.
Até agora, eram duas coleções por ano – verão e inverno – com um complemento entre as duas. O diretor diz que será criada a terceira, de alto verão, que estréia junto com a flagship. Entre as novidades da estação, ele destaca os tons sexy candy (pastel com pegada fluor); novos tie-dye com mais variação de cores (como em um arco-íris); novas proporções de shorts e calças; e novas e divertidas assinaturas da marca.
A coleção é complementada por artigos em malha importada do Peru, para os homens, enquanto para as mulheres, a marca jovem procura diversificar, como agora em que está avaliando fornecedores do sul para esse segmento. Conta ainda, com os tradicionais bonés e cintos de cadarço para os rapazes. A Yck’s disputa o mercado jovem, com calças de preço médio a R$ 119,00, no varejo. Conta para concorrer com a experiência da Comask e na capacidade da empresa de diversificação de processos de lavanderia, completa o diretor.