Concorrência com o mercado externo e verão muito quente estão entre as razões para a queda de vendas de jeans comparado ao ano anterior.
A Zazou Moda Gestante aposta na linha sofisticada para driblar a concorrência externa e o verão muito quente que esfriou as vendas de jeans em 2013. A marca está há 13 anos no mercado com linha voltada para as classes A e B com duas lojas próprias de varejo – uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro – e oito representantes em todo o país. “Somos bem especializados no público que exige mais da moda gestante”, afirma a sócia proprietária da marca, Daniela Lobo. Devido ao calor atípico deste ano, a linha jeans vendeu menos que as peças em malhas e tecidos mais leves. “Essa queda deve ser revertida com a coleção de inverno que já estamos produzindo”, afirma.
Daniela avalia que não houve crescimento comparado à estação anterior. “Empatamos as vendas”, diz. A retração do mercado também tem outra razão: a concorrência externa. Os baixos preços da moda bebê nos Estados Unidos têm levado as gestantes a comprar o enxoval em Miami e Nova York, adquirindo também peças para si. “É muito difícil concorrer com uma GAP e outras americanas que têm preços de rede. O dólar ainda está muito baixo fazendo com que percamos vendas”. Segundo ela, o mercado teve crescimento muito grande até 2010 quando surgiram muitas marcas, tirando o espaço da marca. No entanto, o maior problema são as viagens das clientes. “Conseguimos manter as vendas com uma linha mais sofisticada que geralmente a gestante não compra no exterior”, diz.
O porte da empresa permite maior proximidade com o público-alvo que exige roupas confortáveis, incluindo o jeans que representa 30% da coleção verão 2014. A linha inclui calças, bermudas e shorts com detalhes em malha e elastano em todas as peças, para maior conforto da consumidora, em diversas lavagens. São quatro modelos de shorts e bermudas com duas lavagens (oito opções), seis modelos de calças com três lavagens e peças em sarja (calça básica, short e bermuda) em três cores. A marca não trabalha com número fixo de peças por coleção. “Como temos poucas lojas, vamos acompanhando o dia a dia das vendas e repondo o necessário”, afirma.
O escritório da Zazou em São Paulo fica em cima da loja, o que permite que Daniela acompanhe os pedidos das vendedoras, o gosto e tendências das clientes. A empresa se prepara para o lançamento do inverno deste ano que vai contar com novos modelos de calças de sarja e bermudas. Um dos diferenciais das lojas são os serviços oferecidos, dispondo de manobristas, área de descanso e espaço para crianças, além de costureiras para conserto de peças. “A compra da gestante não é de impulso, ela compra porque efetivamente vai usar. Também não adianta abastecer as lojas com peças de estações futuras, porque o interesse do público é o uso imediato”, explica Daniela.
A produção da Zazou é terceirizada para dois fornecedores e a marca encomenda as peças com pelo menos seis meses de antecedência. “Temos muito cuidado com o planejamento para que os itens cheguem às lojas no prazo certo”, completa Daniela.
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5