Marca do grupo Morena Rosa reservou R$ 5 milhões para ações de marketing neste ano, 30% a mais que em 2010
A Zinco, marca juvenil do grupo Morena Rosa (detentor da Joy, Morena Rosa e Maria Valentina), promoveu renovação na equipe de estilo, redefinindo o público-alvo, e planeja para 2011 gastos em ações de marketing 30% maiores que no período anterior. A longo prazo, prepara instalação de sua primeira loja própria de varejo, prevista para 2012.
Em 2010, a marca sediada em Cianorte, Paraná, conseguiu expandir em 50% o número de multimarcas atendidas, saltando de mil para 1,5 mil pontos em todos os estados e, para este ano, planeja chegar a 1,7 mil revendas. Com isso, também sentiu a necessidade de investir mais nas ações de marketing, reservando para 2011 verba de R$ 5 milhões para este fim, comparados a R$ 3,8 milhões aplicados ao longo no ano passado, conta Ana Caroline Siqueira, coordenadora de marketing da marca.
Ela explica que as ações da marca se dividem entre veiculação de anúncios (incluindo outdoors), campanhas realizadas dentro dos pontos-de-venda, com caráter mais regionalizado, e em programas de relacionamento com as multimarcas para fidelizar e qualificar os lojistas. Entre os investimentos feitos nas últimas coleções, as campanhas feminina e masculina passaram a ser feitas separadamente desde o ano passado. O catálogo atual conta com a participação do ator Caio Castro e das atrizes Giovana Lancelloti e Marina Ruy Barbosa.
Mudança de estilo
Paralelamente, a Zinco renovou sua equipe de criação. Na seção feminina, foram contratadas as estilistas Daniela Fuhrmann (para malhas) e Francielle Moretto (para o jeanswear), ambas em julho do ano passado. Daniela conta que houve mudanças no público-alvo. “Antes, era mais voltado à faixa de 25 anos, mais adulto que juvenil, agora é focado entre 15 e 18 anos”, explica a coordenadora. Como exemplo dessas mudanças, ela cita que foram incluídas estampas como o floral e corações, em lugar do militarismo das coleções anteriores.
No jeans feminino, Francielle explica que a linha foi ampliada com modelos novos, passando de 25 para 40 modelos por coleção. “Antes era só calça e short, agora, tem vestido e jaqueta. As lavagens também passaram a ter mais opções, além do básico que tinha antes”, explica a estilista. Para a primavera-verão, ela destaca a inclusão da linha comfort, com formas mais amplas como a cropped, mas o carro-chefe continua sendo a skinny, com 15 modelos.
A área masculina da marca, por sua vez, passou a ter como estilista-chefe Paulo Emilio Mouchrek desde fevereiro. O estilista conta que deu seguimento ao processo de modernização das modelagens do jeans masculino, iniciado na coleção do inverno passado. Assim, a linha que antes só tinha o modelo regular agora tem também regular com perna slim, slim fit e skinny. Mas esta última, segundo Paulo, ainda enfrenta resistência dos clientes, representando apenas sete dos 32 modelos lançados na primavera-verão.
A Zinco tem como alvo os jovens da classe B, tendo atraído mais recentemente também os da classe C. Entre os planos da empresa no longo prazo, está a instalação da primeira loja própria da marca no varejo que, segundo Ana Caroline, deve ser aberta em 2012. O novo canal de vendas, porém, ainda depende da conclusão de estudo de mercado que apoiará, entre outras decisões, a cidade mais adequada para receber o investimento. Assim como as demais marcas do grupo, toda a parte de confecção da Zinco é própria, e os serviços de lavanderia, estamparia e bordados são terceirizados.
fotos: divulgação