A distribuição pública das cotas do fundo de investimento da empresa começou esta semana
Na quarta-feira passada, teve início a distribuição pública de cotas do fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) da Zoomp, pelo qual a empresa planeja captar R$ 48 milhões. A constituição do fundo foi anunciada em setembro e, no último dia 9, a Bovespa (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) autorizou a negociação de 10 mil cotas seniores do fundo no mercado de renda fixa (Bovespa Fix).
O fundo é lastreado por direitos creditórios cedidos pela Zoomp na forma de duplicatas de venda para lojas multimarcas e franqueadas, além de faturas de cartão de crédito decorrentes da venda de produtos na rede de lojas próprias. Com essa operação, a Zoomp planeja alongar o perfil de sua dívida e reduzir os custos financeiros de 32% para 21,75% ao ano.
A operação é administrada pela Votorantim Asset Management e tem prazo de duração previsto para 36 meses. O modelo FDIC, também conhecido por fundo de recebíveis, é uma opção para as empresas obterem recursos de longo prazo a juros mais baixos que os praticados pelo mercado. Atualmente, a Zoomp conta com 19 lojas próprias, 21 franquias, além de lojas multimarcas que comercializam as linhas Zoomp e Zapping, totalizando 1,6 mil pontos de venda.