All Washed investe em gestão ambiental

Em um ano, a lavanderia pretende ter processos certificados de acordo com as normas ISO 14000

 

 Disposta a minimizar os impactos ambientais inerentes à atividade, a All Washed decidiu investir num projeto para adequar os processos da empresa às normas ISO 14000, que estabelecem diretrizes de gestão ambiental no mundo corporativo. O trabalho de consultoria começou há menos de um mês. E a previsão é obter em um ano a certificação que atesta a eficiência dos controles adotados pela companhia para minimizar ou eliminar os impactos negativos ao meio ambiente.

 

Poucas empresas contam com essa certificação no Brasil. E, geralmente, são companhias grandes. “Nosso interesse é melhorar os processos”, afirma Lair Ventura, proprietária da All Washed, localizada em Joanópolis, cidade do interior paulista considerada área de proteção de manancial. O modelo proposto pela ISO 14000 envolve as boas práticas no gerenciamento dos resíduos gerados, a administração dos impactos ambientais da atividade e a conformidade à legislação.

Lair Ventura, da All Washed

 

Apenas com o diagnóstico de consultoria especializada, Lair prevê investir R$ 50 mil. O valor não inclui os ajustes que possam ser necessários em processos, planta, equipamentos ou em treinamento de pessoal. Também não inclui o custo da avaliação realizada por auditor credenciado, nem do aprimoramento necessário para garantir a recertificação a cada três anos.

 

A preocupação em torno de processos limpos não é iniciativa isolada dessa lavanderia que, neste ano, completou 21 anos. Em 2006, a empresa esteve entre as finalistas do 1º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água, disputando com o sistema que garante nível de reúso de 80%. A meta é atingir o patamar de 90%, assegura Lair. Os 10% restantes correspondem às perdas ao longo da produção, como a transformação da água em vapor.

Reservatório da água de reúso

Instalada num terreno de quase 5 mil metros quadrados, a lavanderia ocupa área construída de 3 mil metros quadrados. Atualmente, processa em torno de 100 mil peças por mês e Lair não pensa em expansão. A estratégia é concentrar o trabalho em uma carteira de clientes que veio sendo intencionalmente reduzida nos últimos anos, mas refinando o portfólio de serviços, como a instalação de showroom a ser inaugurado até o início do próximo ano.

Célula de serviços diferenciados

fotos: GBLjeans