All Washed reúsa 80% da água que consome

A iniciativa valeu a indicação da empresa para o primeiro prêmio da Fiesp de Conservação e Reúso de Água

Indicada ao 1º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água, a lavanderia industrial All Washed de Joanópolis, em São Paulo, é um exemplo de responsabilidade ambiental. Há 20 anos no mercado, a lavanderia está entre as poucas empresas brasileiras que reutiliza a água que consome nos processos de beneficiamento.

Segundo Lair Ventura, proprietária da All Washed, o tratamento de efluentes foi instalado desde o início. Mas, há cinco anos, a empresa percebeu que a água é uma matéria-prima fundamental para o negócio e sua utilização correta, além da preservação de mananciais, geraria uma economia muito grande nos gastos.

“Investimos em torno de R$ 4 milhões, direcionados a obras estruturais, equipamentos, treinamento de pessoal, consultoria, laboratório equipado para monitorar a qualidade da água a ser reutilizada e também atender às exigências da legislação. Como resultado, alcançamos um nível de reúso da ordem de 80%.O consumo de água caiu de 120 litros por quilograma para 60 litros por quilograma de roupa processada”, conta Lair.

A empresária conta que pretende continuar investindo na reutilização de água: “Estamos fazendo ensaios com tratamento biológico, pois, atualmente, nosso tratamento é físico-químico. O biológico deixa a qualidade da água em melhor condição de reúso, assim não precisaremos descartar praticamente nenhuma água tratada na rede pública”.

A boa conduta da empresa ainda não surte efeito entre os clientes. “Infelizmente, eles ainda não nos questionam sobre questões ambientais”, revela a empresária. A All Washed faz parte do restrito 1% das empresas que reutilizam água no país.

Os dados da Fiesp apontam também que se todas as indústrias paulistas reutilizassem a água que consomem, a economia seria de 1,65 bilhão de litros por dia, volume suficiente para abastecer 8,2 milhões de pessoas.