Dado sobre a receita líquida consta do primeiro relatório de sustentabilidade publicado pela companhia.
Com 27 anos de mercado, a Aramis acaba de publicar seu primeiro relatório de sustentabilidade. “Estamos começando nossa jornada de transparência e rastreabilidade”, destacou a empresa na apresentação do levantamento. Pelos dados financeiros apresentados, a Aramis faturou R$296,7 milhões em 2021. A receita líquida apontada é 71% maior que a de 2020, ano da pandemia de covid-19, e está 25% acima da obtida em 2019, período anterior ao surto da doença.
No ano passado, a marca movimentou 2,5 milhões de peças, em 2021. Do total comercializado, 91% tiveram produção local e 9% configuram itens importados.
A produção foi escoada por quatro canais de vendas: 41 lojas próprias, 57 franquias, 1.035 multimarcas e o e-commerce. A expectativa é inaugurar mais 12 lojas ao longo de 2022, de modo que a rede passa a contar com 110 pontos de vendas, entre unidades próprias e franquias.
No último trimestre de 2021, a Aramis completou a integração entre lojas próprias com o e-commerce. Também lançou o marketplace especializado em produtos voltados ao público masculino que hoje conta com 22 sellers e mil skus.
O investimento em 2021 alcançou R$5,9 milhões.
SOBRE O RELATÓRIO
Além dos dados financeiros, que mostra quanto a empresa faturou em 2021, a Aramis adotou para o primeiro relatório de sustentabilidade as normas da Global Reporting Initiative (GRI), metodologia de referência global para comunicação de resultados. O levantamento não passou por verificação externa.
Sobre a cadeia de produção, a empresa informa trabalhar com 166 fornecedores, entre produtos acabados, serviços (bordado, lavanderia) e matéria-prima.
Em produtos, algodão certificado é o principal insumo, presente em 83% das peças produzidas. A marca destaca o lançamento da linha Tech, que inclui camisas feitas de material biodegradável e jeans produzido com tecido que usa fio reciclado de PET na composição. Menciona ainda roupas que não amassam e dispensam, portando, o uso de ferro de passar; a malha como novo material na produção de calças de alfaiataria, paletós e camisas; e o lançamento da linha Urban Performance, com peças feitas de tecidos esportivos adaptados para camisetas, polos e camisas de uso casual.
A Aramis começou a medir as emissões de carbono de suas atividades em 2020, quando foram registradas 9,77 toneladas de CO2e no escopo 1, basicamente lançadas pela frota de veículos; e 88,73 toneladas de CO2e do escopo 2, pela compra de energia elétrica. As emissões relatadas em 2021 do escopo 1 foram de 10,65 toneladas de CO2e e as emissões de escopo 2 somaram 203,32 toneladas de CO2e. “Este aumento se deve a dois principais fatores: maior tempo de funcionamento das lojas com a reabertura pós-pandemia e o aumento nos fatores de emissão”, explica o relatório.
Como exemplo de medida para conter impactos, a Aramis informa que o centro de distribuição da empresa, localizado em Serra, no Espírito Santo, opera com usina própria de energia fotovoltaica, capaz de sustentar 80% do consumo local. São 820 módulos de captação da luz solar, que geram, em média, energia acima de 30 MWh ao mês.
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