Com máquina de ozônio e amaciante especial, lavanderia garante que consegue lavar uma calça jeans com nove litros de água.
Lavanderia de Fortaleza, no Ceará, a Benatêxtil conseguiu reduzir o consumo de água chegando a 80% de economia. Segundo Paulo Rabelo, diretor da empresa, o consumo de água despencou de 7.100 litros para 1.400 litros em até 100 quilos de roupas. Ele conta que se no processo convencional seriam gastos 44 litros de água por calça, o novo processo da Benatêxtil permite lavar a mesma calça usando nove litros de água. A economia deve-se, diz, à combinação da entrada em operação de uma máquina de ozônio que atua nos processos de estonagem e ao uso de um tipo de amaciante que dispensa água.
A compra de uma máquina geradora de ozônio visou os processos de estonagem. “Com esse equipamento, eu posso estonar mais de uma peça por vez, porque o ozônio não mistura as cores; pode colocar todas as peças juntas que uma não mancha a outra”, garante Rabelo. Em função desse atributo, acrescenta, que o tempo de produção foi reduzido em cerca de 30%. “Em um processo normal eu levava cerca de 80 minutos para cada 100 kg de roupas e, hoje, levo de 40 a 45 minutos, no máximo”, afirma o diretor.
Além da máquina, ele conta que passou a fazer uso de um outro tipo de amaciante, que se assemelha a uma folha de papel A4, bem concentrado. Em contato com o ar quente do secador, o produto dissolve e as partículas se espalham alcançando todas as peças. “Uma folha do amaciante dá para amaciar cem calças por vez, o que também reduz o tempo e a quantidade de água, já que nesse processo tudo é realizado a seco”, explica o diretor.
Segundo ele, o preço dos serviços não foi alterado, em função do uso do ozônio ou do novo amaciante. “Esse virou o nosso processo padrão de produção, que adotamos por medida visando o desenvolvimento sustentável”, alega. O investimento realizado para a compra da máquina de ozônio chegou a R$ 72 mil. Hoje, a empresa produz cerca de 150 mil peças por mês, mas tem capacidade instalada para até 230 mil peças mensais.
foto: Benatêxtil