Bluesign cria programa para cadeia do denim

Bluesign cria programa para cadeia do denim

Requisitos são específicos para fornecedores de tecidos, lavanderias industriais e marcas.

Bluesign cria programa para cadeia do denim

A certificadora suíça Bluesign anunciou o lançamento de um conjunto de padrões específicos para a cadeia do denim, destinado a fabricantes de tecidos, lavanderias industriais que processam jeans e marcas. O Bluesign Denim cria uma série de exigências para as empresas do setor serem incorporadas ao programa. A primeira delas requer classificação como Bluesign Approved para iniciar o processo.

Conforme a verificadora, para os fabricantes de denim é exigido que somente índigo certificado possa ser empregado no tingimento dos fios de urdume e trama. Além disso, devem ter certificação Approved Assessment, System Partner e Chemistry, assim como as lavanderias.

Para requerer o certificado Bluesign Denim as lavanderias industriais também devem garantir que baniram o uso de hipoclorito, permanganato, jateamento por areia, pedra pomes e enzimas em pó nos processos de transformação do denim.

As marcas devem responder a uma série maior de requisitos. De forma a receber o Bluesign Denim, todo o tecido empregado deve contar com a certificação Approved. Só receberão o aval, roupas feitas com pelo menos 90% de denim.

Os requisitos exigem que 90% de todos os têxteis da roupa, incluindo tecido, bolsos, cintos entre outras partes, tenham certificação Approved.

É mandatório que a partir de 2027, 40% dos acessórios, como botões e zíperes, também sejam Approved.

Se a marca pretende dar destaque a práticas como uso de algodão orgânico e fibras recicladas, a certificação específica terá que ser verificada.

Conforme a Bluesign, o novo certificado que cria para o denim representa um avanço na direção de práticas de produção sustentáveis e responsáveis dessa indústria.

REDE GLOBAL

Criado em 2000, e parte do SGS Group desde , o padrão Bluesign conta hoje com 750 empresas verificadas nos setores de química, têxtil, marcas e varejistas. A sede fica na Suíça, com escritórios em 14 países: Alemanha, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, China, Hong Kong, Vietnam, Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Turquia, Guatemala e Costa Rica.