É o primeiro artigo do fabricante com esse tipo de tingimento e que chega ao mercado com a proposta de reduzir tempo de lavanderia.
Há cerca de um mês a Canatiba lançou seu primeiro artigo de denim, com tingimento que usa corante índigo sem anilina. “Quando recebe laser, o tecido revela em branco, encurtando o processo de lavanderia”, destaca Fábio Covolan, diretor de marketing do fabricante. Ele explica que a marcação de efeitos a laser sobre a superfície do artigo dispensa a etapa de limpeza para retirar resíduos, comuns nos tingimentos convencionais.
O Amazon é o primeiro produto da empresa com essa característica de aniline-free. A expansão da linha dependerá da aceitação do artigo pelo mercado. “É um pouco mais caro que os demais tecidos. Mas ganha no processo de lavanderia mais curto”, justifica o diretor. Segundo ele, o uso do corante índigo sem anilina na composição representa o começo de uma nova revolução para o jeans.
Outra inovação de processo está em teste na Canatiba. A empresa está experimentando o sorgo como base para engomar os fios. As etapas de produção de denim incluem as máquinas engomadeiras de fios. O material passa por elas de modo a aumentar a resistência à tração e à abrasão, antes de seguir para os teares. Fábio Covolan conta que a goma atualmente em uso na fábrica é à base de milho, solúvel em água.
“O sorgo é o quinto cereal mais importante do mundo, superado apenas por trigo, arroz, milho e cevada”, explica a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). E, assim como no milho, a goma de sorgo também é solúvel em água, explica o diretor da Canatiba.
LAVANDERIA EM CASA
Para dar suporte ao trabalho comercial, a Canatiba decidiu investir na construção de uma lavanderia. Está em operação há um ano ocupando área dentro da planta que abriga o centro de distribuição da empresa. Ali são feitos peças-piloto, modelos para abastecer os showrooms da companhia e workshops técnicos com clientes. É uma lavanderia que processa em torno de mil peças por mês, comandada por Daives Bergamasco. Tecnólogo têxtil, o gerente é também professor de técnicas de lavanderia de jeans da Fatec de Americana (SP). Tem mestrado e doutorado em química têxtil.
Conforme Fábio Covolan, a lavanderia em casa tem ensinado bastante. Especialmente em torno de custo de lavagens e capacidade de reproduzir os processos adotando boas práticas de produção.
Com matriz em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, a Canatiba opera atualmente com quatro plantas na cidade.
GALERIA DE FOTOS