Cilave Rio usa inversores para economizar energia

Com a medida, implantada em três máquinas, a lavanderia reduziu o consumo em 40%

 A Lavanderia Cilave busca a economia de energia elétrica e de água por meio de melhorias técnicas no parque de máquinas. Com a ajuda de inversores, que foram colocados em três equipamentos de produção, a empresa conseguiu economizar cerca de 40% do consumo de energia por mês. O investimento foi de R$ 15 mil e, até o fim do ano, a Cilave pretende instalar o dispositivo em todas as máquinas da lavanderia.

 

 

“Além da economia de energia, os inversores diminuem os desgastes de polias, correias e outros componentes das máquinas. Instalamos, também, alguns controladores de vazão, que economizam boa parte da água utilizada nos beneficiamentos”, conta Luis Felipe Pereira Barbosa, proprietário da lavanderia. A unidade carioca, criada há 29 anos como lavanderia de roupas brancas, produz cerca de 50 mil peças mensais e tem 60 funcionários diretos.

 

A Cilave entrou para o mercado de beneficiamento de jeans há 25 anos e há 17 inaugurou a Cilave Minas, localizada em Belo Horizonte. A unidade mineira também produz 50 mil peças mensais e conta com 50 funcionários. A empresa tem, ainda, duas confecções, a LHFB e a Blue Denim, localizadas no Rio de Janeiro. Juntas, elas produzem cerca de 15 mil peças por mês para marcas como Animale, Osklen e Agatha.

Focadas em peças em denim e sarja, menos de 1% da produção é feita em malha. Cada uma delas conta com oito clientes fixos, sendo que cerca de 30% dos trabalhos da lavanderia Cilave Rio são dedicados aos beneficiamentos da LHFB e Blue Denim.

fotos: divulgação Cilave