O certificado do IBD é reconhecido internacionalmente
Para certificar a produção de tecidos orgânicos e receber o selo de autenticidade dos produtos fabricados, as empresas brasileiras do setor têxtil podem recorrer a uma acreditadora local. A Associação de Certificação Instituto Biodinâmico, mais conhecida por IBD, atua em certificação de produtos desde 1990.
É a única entidade brasileira a credenciar internacionalmente as empresas em acordo com as normas orgânicas, assegura Graziella Baptista (foto), gerente de certificação da IBD. “Nesse processo, auditamos todas as etapas de produção do produto, desde o plantio até a confecção e o beneficiamento. Só depois de confirmar que não há chance de contaminação do produto em nenhuma das etapas é que uma empresa pode ser certificada”, explica a especialista.
De acordo com ela, no momento, somente uma empresa conta com a certificação absoluta do processo de produção no Brasil em tecido, a YD. Além da confecção, a APROAP (Águas do Rio Paraná e Piquiri) também é certificada, no entanto, a certificação só diz respeito à produção do algodão, e não ao restante da cadeia produtiva.