Pouco mais da metade do valor será destinada a projetos de melhoria da reserva criada pela marca no Ceará e a outra parte será aplicada no plano de vendas pela web, entre outras iniciativas
Para neutralizar os desgastes ambientais causados pela produção local das peças da marca, a Handara Jeans decidiu criar a Reserva Handara, uma de área de 100 mil metros quadrados de mata atlântica localizada na cidade de Guaramiranga, a 130 quilometros de Fortaleza (Ceará). Adquirida pela empresa há cerca de dois anos, a reserva terá viveiro de mudas destinadas ao reflorestamento de um pedaço do lugar que foi desvastado; galpões a serem ocupados com atividades voltadas a ações de sustentabilidade de grupos da comunidade local; e o Memorial de Engenho. O investimento neste projeto é de aproximadamente R$ 1 milhão.
“A Reserva Handara é dividida em três vertentes. Nosso objetivo é a preservação ambiental, a educação ambiental e a realização de projetos em junção com a comunidade local”, conta Lucio Albuquerque, proprietário da Handara Jeans. Até o fim de junho, ele prevê que estejam concluídas as obras de construção do memorial, que procura resgatar a história local, do viveiro e de galpões, que servirão para treinar pessoas da comunidade para produção de diferentes alimentos, como banana-passa e tomate seco.
O viveiro ajudará a acelerar o replantio, explica Albuquerque. Hoje, sem a ajuda de uma estufa, o tempo de plantio é de cerca de um ano, já que as mudas dependem das condições do terreno para onde são transportadas a fim de receber o tratamento adequado em termos de sombra e umidade. Uma parte das mudas são plantadas na área devastada da reserva, outras sao fornecidas a pessoas, que tenham terras na região e se comprometam a cuidar do plantio delas. Com o término da construção da estufa, a empresa terá capacidade de produção de 11 mil mudas por ano, calcula o empresário.
Expansão pela web
Com grande reconhecimento nas áreas norte e nordeste do país, a Handara busca, agora, levar a marca para diferentes localidades do país. Para isso, até junho, a empresa passa a vender as coleções pela internet, e em paralelo vai investir em campanhas publicitárias, inclusive com propaganda em emissoras de TV de âmbito nacional, conta Albuquerque. Com a mistura dessas ações, que somam outros R$ 900 mil em investimentos, a marca pretende atingir, principalmente, a região centro-oeste.
No mercado desde 1995, a Handara Jeans tem 30 lojas, sendo 12 delas próprias. Como parte do apoio à preservação ambiental, a marca mantém o compromisso de plantar uma nova muda a cada peça vendida na rede de lojas. A produção, que atinge cerca de 120 mil peças mensais, é terceirizada, assim como a parte de beneficiamento do jeans. Dentro da produção, dedicada ao público feminino de classe B, 70% das peças são feitas em jeans, sendo o restante produzido em malhas e tricoline.
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